NOTÍCIAS

Aguia vai produzir concentrado de calcita em projeto de fosfato no RS

6 de julho de 2016

Os resultados apontaram potencial para calcita de alta qualidade, como coproduto

A Aguia Resources informou ontem (5) que concluiu os testes metalúrgicos realizados no projeto de fosfato Três Estradas, próximo a Bagé (RS). Os resultados apontaram potencial para calcita de alta qualidade, como coproduto, apropriado para calcário agrícola, que seria obtido por meio dos rejeitos de flotação do fosfato.
 
A mineradora australiana contratou a Eriez Flotation Division, dos Estados Unidos, para desenvolver uma sequência de processamento para produzir um coproduto de concentrado de calcita com qualidade comercial a partir dos rejeitos de rocha sã na flotação em coluna de fosfato. Foi feita uma combinação de ensaios de bancada de flotação e separação magnética.
 
O circuito recomendado usou uma sequência de baixa e média intensidade de separação magnética (LIMS e MIMS, na sigla em inglês, respectivamente) para remoção da fração magnética, seguida por flotação de mica a partir dos rejeitos mais brutos de fosfato. Os resultados apontaram um concentrado de calcita com teor de 48,55% CaO, e uma recuperação de 83,1%.
 
A mineradora disse que a composição química geral do concentrado de calcita é “excepcional, com baixos níveis de magnésio, ferro, alumínio e sílica, o que resulta em um produto final com alta capacidade de neutralização”.
 
“Os resultados dessa rodada de testes na Eriez são excepcionais, à medida que eles não apenas provam que o processo é capaz de produzir concentrado de calcita comercial com uma alta taxa de recuperação, mas também demonstra que a qualidade é excelente. Calcita com essa alta reatividade resulta em um produto superior, o que significa que o consumidor final pode aplicar algumas toneladas de calcário agrícola por hectare”, afirmou Fernando Tallarico, diretor técnico da Aguia.
 
Em comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira, a mineradora australiana disse que a calcita vai funcionar como uma segunda fonte de receita para o depósito de Três Estradas, que faz parte do projeto Rio Grande. A Aguia disse também que o Brasil possui um mercado de calcita robusto e em crescimento, com várias aplicações para o usuário final.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

Consulta colhe subsídios para instruir revisão de Normas Regulamentadoras ligadas à mineração

7 de janeiro de 2021

O Ministério da Economia disponibilizou para consulta de subsídios as Normas Regulamentadoras (NRs) nº 13, 22, 36, 37 e os…

LEIA MAIS

Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS