NOTÍCIAS

AkzoNobel apresenta coletores otimizados para flotação

16 de outubro de 2014

A AkzoNobel vai apresentar um trabalho no Congresso Internacional de Processamento de Minerais 2014 (IMPC 2014) sobre um novo coletor aniônico para a flotação de fosfatos que cumpre com todos os requisitos de sustentabilidade e de

A AkzoNobel vai apresentar um trabalho no Congresso Internacional de Processamento de Minerais 2014 (IMPC 2014) sobre um novo coletor aniônico para a flotação de fosfatos que cumpre com todos os requisitos de sustentabilidade e de eficiência na flotação de apatita. A empresa também apresentará sua ampla gama de coletores otimizados e tecnologias para flotação de minerais. A AkzoNobel (stand no 25) é uma patrocinadora prata. O IMPC acontecerá entre os dias 20 e 24 de Outubro de 2014, no Hotel Sheraton, em Santiago do Chile.

rn

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento de soluções sustentáveis para atender às necessidades da indústria de mineração”, disse Odair Lima, Pesquisador Químico da AkzoNobel Surface Chemistry, que apresentará o trabalho. “No desenvolvimento de novos surfatantes para a indústria de mineração, a sustentabilidade engloba não só o perfil ambiental dos surfatantes, mas também o uso de matérias-primas renováveis, facilmente disponíveis; mínimo consumo de energia e geração de resíduos e desempenho altamente eficiente.”

rn

O portfólio de soluções químicas inovadoras da AkzoNobel para a indústria de mineração é resultado de mais de 50 anos de pesquisa e desenvolvimento em química molecular e de superfície, junto com uma estreita colaboração com os clientes e a experiência na aplicação industrial. Os coletores AkzoNobel oferecem soluções otimizadas para flotação de minerais em diferentes tipos de minérios, tais como, fosfatos, carbonatos, ferro, potássio, nióbio, silicatos, grafita e muitos outros.

rn

A AkzoNobel baseia-se nos seus conhecimentos de química e do processo de flotação para personalizar as soluções para cada tipo de minério estudado. “Selecionamos o melhor coletor baseado em três princípios”, disse Luiz Ribeiro, Gerente de Marketing & Vendas para Mineração na América do Sul. “Em primeiro lugar, consideramos que cada minério é único; segundo, cada minério é tratado em um processo que também é único e, terceiro, coletores feitos sob medida otimizam o desempenho do processo.”

rn

Outros exemplos de novos coletores da AkzoNobel para flotação são uma nova eteramina, Lilaflot® D 826M, para a flotação reversa de minerais de ferro, no Chile; e o Lilaflot 730, um novo coletor a base de sais quaternários de amônio para a flotação reversa de carbonatos. Lançado no Brasil, ele é atualmente utilizado na flotação reversa de calcita. Os novos coletores melhoram os resultados metalúrgicos e ajudam na produção de concentrados com teores mais altos de ferro e carbonato de cálcio, respectivamente. Além disso, os coletores geram menos espuma, o que facilita a operação das plantas de flotação.

rn

Para minerais complexos de fosfatos, por exemplo, onde os minerais de carbonato estão presentes, é difícil produzir concentrados de fosfatos de alta qualidade. “Os coletores tradicionais à base de ácidos graxos não flotam apenas a apatita, que é um fosfato de cálcio, mas também os outros minerais que também possuem o elemento cálcio em sua estrutura, como por exemplo, calcita e dolomita”, explicou Ribeiro. “Nossos coletores flotam seletivamente o mineral apatita.”

rn

Para obter mais informações, visite nossa página na internet, no endereço eletrônico www.akzonobel.com/mining.

rn

Ribeiro também enfatizou as outras soluções que a AkzoNobel oferece à indústria de mineração:

rn

Microesferas Expancel®, que são usadas extensamente como sensibilizadores em explosivos industriais. Elas criam lacunas uniformes e consistentes dentro da matriz de explosivos, levando ao controle bem equilibrado das densidades e propriedades de explosão. Estas propriedades incluem: sensibilidade na detonação, força, poder de explosão e estabilidade dos explosivos;

Depramin® e Peridur®, famílias de polímeros solúveis em água, à base de carboximetilcelulose (CMC), que atendem às exigências por depressores na flotação por espumas e na aglomeração de finos de minério de ferro;

rn

Hidrosulfeto de sódio (NaSH), depressor de cobre e agente sulfetizante eficiente.
International Marine e Protective Coatings oferecem uma gama completa de produtos utilizados para proteção de equipamentos em cada etapa do processo de mineração. Desde a extração e o manuseio, até o beneficiamento, fundição e transporte.

Serviço:

rn

Congresso Internacional de Processamento de Minerais (IMPC 2014)

rn

IMPC 2014, stand nº 25

rn

20 – 24 Outubro, 2014

rn

Sheraton Hotel & Convention Center

rn

Santiago, Chile

rn

 

rn

 

 

Fonte: Mining.com

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Mining Hub encerra o primeiro M-Spot com soluções inovadoras para a mineradora Vale

27 de maio de 2021

Mining Hub encerra o primeiro M -Spot com soluções inovadoras – crédito: divulgação As 14 startups selecionadas para o primeiro…

LEIA MAIS

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS