NOTÍCIAS

AkzoNobel apresenta coletores para flotação otimizados para mineração

11 de setembro de 2014

A AkzoNobel vai exibir a sua extensa gama de coletores para flotação otimizados e tecnologias criadas especialmente para a concentração de minério de ferro durante o 15º Simpósio Brasileiro de Min&eacute

A AkzoNobel vai exibir a sua extensa gama de coletores para flotação otimizados e tecnologias criadas especialmente para a concentração de minério de ferro durante o 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro. O evento será realizado de 15 a 18 de setembro no Centro de Convenções do Dayrell HOTEL, em Belo Horizonte, MG. A equipe técnica de aplicações químicas para mineração da AkzoNobel Surface Chemistry estará no stand da AkzoNobel para apresentar as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela empresa.

rn

O portfólio de soluções químicas inovadoras para a mineração da AkzoNobel é resultado de mais de 40 anos de pesquisa e desenvolvimento em química molecular e de superfície, da estreita colaboração com os clientes e de sua larga experiência em aplicação em campo de produtos químicos para mineração. Além de minério de ferro, os coletores para flotação da AkzoNobel são desenvolvidos para fornecer soluções otimizadas para carbonatos, fosfatos, sais de potássio, nióbio e silicatos.

rn

A AkzoNobel oferece sistemas de flotação para minérios de ferro, tanto do tipo hematita como magnetita, em todo o mundo há mais de 25 anos. O uso da flotação para a remoção de quartzo e silicatos continuará a crescer à medida que minérios mais complexos precisam ser processados e a demanda por concentrados de ferro com alta pureza e com impurezas menores continua a ser exigido pela indústria siderúrgica.

rn

“Como os minérios de boa qualidade estão se esgotando, as empresas de minério de ferro brasileiras se deparam com a necessidade de processar minérios mais complexos, que são mais difíceis de beneficiar e que exigem um uso intensivo de flotação”, explica Luiz Ribeiro, Gerente de Contas para Mineração da AkzoNobel na América do Sul . “A nossa intenção é trabalhar em estreita colaboração com as empresas de mineração de ferro no Brasil, ajudando-as a desenvolver coletores que lhes permitam obter o desempenho ideal e atingir os seus objetivos metalúrgicos”.

rn

“Na AkzoNobel, nos baseamos em nosso conhecimento de química de superfície e know-how em aplicação de produtos químicos para customizar soluções para cada tipo de minério. Nós selecionamos o melhor coletor de acordo com três princípios: cada minério é único; cada minério é tratado por um processo único; um ótimo desempenho do processo é obtido com coletores customizados”, explica Ribeiro.

rn

Dentre o amplo portfólio de tecnologias da AkzoNobel, os coletores ATRAC®, que são usados para a  remoção de fósforo, e os colecionadores Lilaflot®, utilizados para a remoção de ganga (sílica), são usados para produzir concentrados com alto teor de ferro para a produção de pelotas de minério de ferro e superconcentrados para metalurgia avançada. Para saber mais, visite www.akzonobel.com/mining.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

Lei sobre segurança de barragens é sancionada, ampliando a segurança jurídica para o tema de barragens de mineração

6 de outubro de 2020

Foi publicada no último dia 01/10 a Lei nº 14.066/2020, que impõe medidas para aumento da segurança de barragens, proíbe a…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS