NOTÍCIAS

AkzoNobel mostra tecnologias no Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro

12 de setembro de 2016

A AkzoNobel vai apresentar coletores para flotação otimizados e tecnologias criadas para a concentração de minério de ferro durante o 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, em Belo Horizonte

 
A AkzoNobel vai apresentar coletores para flotação otimizados e tecnologias criadas para a concentração de minério de ferro durante o 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, em Belo Horizonte (MG). A equipe técnica de aplicações químicas para mineração da empresa estará no evento com um stand para apresentar as tecnologias desenvolvidas.

A empresa cria sistemas de flotação para minério de ferro, tanto do tipo hematita como magnetita. De acordo com a AkzoNobel, o uso da flotação para a remoção de quartzo e silicatos continuará a crescer à medida que minérios mais complexos precisam ser processados e a demanda por concentrados de ferro com alta pureza e com impurezas menores continua a ser exigida pela indústria siderúrgica.

“Como os minérios de boa qualidade estão se esgotando, as empresas de minério de ferro brasileiras se deparam com a necessidade de processar minérios mais complexos, que são mais difíceis de beneficiar e que exigem um uso intensivo de flotação”, diz Luiz Ribeiro, Gerente de Contas para Mineração da AkzoNobel na América do Sul.

“A nossa intenção é trabalhar em estreita colaboração com as empresas de mineração de ferro no Brasil, ajudando-as a desenvolver coletores que lhes permitam obter o desempenho ideal e atingir os seus objetivos metalúrgicos”, afirma.

Além de minério de ferro, os coletores para flotação da AkzoNobel são desenvolvidos para fornecer soluções otimizadas para carbonatos, fosfatos, sais de potássio, nióbio e silicatos. A companhia tem em seu portfólio de tecnologias os coletores Atrac, que são usados para a remoção de fósforo, e os coletores Lilaflot, utilizados para a remoção de ganga, sílica, e também para produzir concentrados com alto teor de ferro para a produção de pelotas de minério de ferro e superconcentrados para metalurgia avançada.

“Na AkzoNobel, nos baseamos em nosso conhecimento de química de superfície e know-how em aplicação de produtos químicos para customizar soluções para cada tipo de minério. Nós selecionamos o melhor coletor de acordo com três princípios: cada minério é único; cada minério é tratado por um processo único; um ótimo desempenho do processo é obtido com coletores customizados”, declara Ribeiro.

O 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro será realizado de 15 a 18 de setembro no Centro de Convenções do Dayrell Hotel, na capital mineira. As informações são da Akzo Nobel.

Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS