NOTÍCIAS

Albras e Hydro Alunorte formar agricultores familiares

22 de janeiro de 2016

Pafam é um programa que fornece assistência para famílias do campo e por meio dele, a Albras oferece capacitação, treinamento, assessoria técnica especializada e modernos equipamentos.

Agricultores familiares de Barcarena participaram essa semana de uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro obrigatório para todos os imóveis rurais, propriedades ou posses, públicos ou privados no Brasil. Estiveram na palestra 16 trabalhadores da comunidade Cruzeiro e a comunidade Guajaráuna também receberá as informações no próximo mês. Ambas são no município de Barcarena, nordeste paraense.
 
A iniciativa é do Programa de Agricultura Familiar Mecanizada (Pafam), da Albras. O engenheiro agrônomo do programa, Deivison Pinheiro, ressalta que é importante reforçar a obrigatoriedade do CAR: “Muitos agricultores não estão fazendo por falta de acesso à informação mesmo, por isso a iniciativa de incentivá-los a buscarem estas informações”.
 
O Pafam é um programa que fornece assistência para famílias do campo e por meio dele, a Albras oferece capacitação, treinamento, assessoria técnica especializada e modernos equipamentos. A palestra sobre o CAR foi mais uma forma de orientar os trabalhadores. “Trabalhamos de forma sustentável e queremos que os agricultores estejam dentro das exigências, com suas situações regularizadas. É importante orientá-los sobre documentação, cadastro, etc”, ressalta Deivison Pinheiro.
 
Só em 2015 foram 58 hectares de área preparados para o plantio das famílias atendidas pelo programa, espalhadas em pequenas comunidades da região de Barcarena. Para o agricultor Odair Melo, participante do Pafam há quatro anos e morador da comunidade Arienga Estrada, o trabalho só vem melhorando: “antigamente a gente trabalhava a roça com fogo, hoje com a ajuda das máquinas melhorou demais e a renda aumentou bastante com a oportunidade de vender em vários lugares”.
 
Um dos locais de venda acontece nas próprias empresas. Ele se refere às feiras realizadas todas as semanas na Albras e na Hydro Alunorte, que abrem suas portas para que os agricultores apoiados pelo programa comercializem seus produtos aos empregados. A venda também ocorre nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Belém. 
 
"Esse ano temos uma estimativa de diversificar as culturas: estamos aumentando a variedade de produtos com o abacaxi, o maracujá, murici, entre outros”, reforça Odair. Em 2015, o Pafam realizou 11 capacitações e treinamentos com os trabalhadores e a renda ficou 5,3% acima da meta de um salário mínimo. “Em 2016 vamos manter o apoio a a agricultura familiar da região, com o planejamento de produção, oferta de treinamentos e capacitações, além do incremento da renda média mensal das famílias atendidas. Tudo isso reflete na melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, conclui Deivison Pinheiro.
 
Serviço: o trabalhador rural pode acessar o site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (http://www.sema.pa.gov.br/servicos/car/) para entender melhor o processo ou ir pessoalmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) de Barcarena. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri-PA), localizada em Belém, também fornece orientações sobre o cadastro.
 
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM discute novas experiências em jornadas de trabalho na mineração

21 de fevereiro de 2025

Compreender as realidades e necessidades das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), identificar modelos de jornadas de trabalho…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

Em Madri, Raul Jungmann aponta Brasil como fonte segura de MCEs

14 de maio de 2025

Os primeiros cem dias de 2025 demonstram que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são de natureza geopolítica. O…

LEIA MAIS