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Alcoa apoia terceira turma de Selo de Gestão de Qualidade para empresários em Juruti

11 de julho de 2014

Para garantir melhorias contínuas dos serviços nos estabelecimentos comerciais em Juruti, no oeste do Pará, empresários locais participam da terceira turma do programa Selo de Gestão de Qualidade. A Associaç&

Para garantir melhorias contínuas dos serviços nos estabelecimentos comerciais em Juruti, no oeste do Pará, empresários locais participam da terceira turma do programa Selo de Gestão de Qualidade. A Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ) coordena o programa no município, com o apoio da Rede de Desenvolvimento de Fornecedores (REDES), mantida pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). A iniciativa conta com a parceria da Alcoa, empresa que possui operações de mineração de bauxita em Juruti, como parte das ações do programa de Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores Locais, que integra os Planos de Controle Ambiental (PCAs) da Companhia.

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O programa foi iniciado em Santarém há nove anos e sempre traz inovações para os fornecedores de serviços, tanto na organização interna de suas instalações físicas, como comportamentais sobre a gestão dos negócios.

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O Selo de Gestão de Qualidade tem duração de oito meses e a terceira turma de Juruti iniciou neste mês de julho com a participação de cerca de 20 empresários locais. Para o empresário Antônio Elias Printes, proprietário de uma loja de materiais de construção e  que participa pela primeira vez do programa, a expectativa é grande com os resultados. “Era isso que minha empresa precisava. Creio que terei um novo negócio e novos funcionários, em termos de atitudes. O programa ampliou meus conhecimentos como empresário e conseguiu transmitir tudo o que estávamos almejando para ter sucesso nos negócios”, afirma.

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A certificação das empresas com o Selo tem como base o processo de gestão, com 27 requisitos divididos em três grupos: o primeiro é voltado para estratégias e planos, onde a empresa estabelece metas de crescimento. O segundo, aborda indicadores para medir a satisfação e caracterizar clientes, gestão de pessoas, finanças e processos. O terceiro grupo de requisitos tem relação exclusiva com clientes e mercado, onde a empresa estabelece estratégias para alcançar novos mercados e evita a dependência de um único fornecedor ou cliente, aumentando seu faturamento.

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Sávio Andrade, presidente da ACEJ, vê o programa como um vetor para o desenvolvimento do empresariado local. “Percebi que outras turmas do programa também apresentaram sucesso. A capacitação é uma oportunidade para trazer melhorias para os negócios locais e, ao mesmo tempo, condições para atender outras empresas. Estar preparado é uma exigência do mundo globalizado onde as informações voam constantemente. Por isso, o Selo de Gestão de Qualidade só traz benefícios para o município”, declara.

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Juruti já percebe os benefícios do programa, avalia o assessor técnico do Polo Tapajós da REDES, Marcicley Caldas Nogueira. Ele também destaca que a elevada participação dos empresários na terceira turma reflete o interesse das empresas, comércios e serviços com o programa. “É visível o quanto as empresas de Juruti avançaram na organização do ambiente de trabalho, no seu faturamento, nos indicadores gerenciais e no comportamento de seus colaboradores. Esse trabalho também conta com a importante parceria e cooperação técnica da REDES/FIEPA, ACEJ e Alcoa”, conclui.

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Fonte: Assessoria

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