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Alcoa busca logística sustentável

12 de junho de 2014

O compromisso com as práticas sustentáveis ganha cada vez mais adeptos entre empresas. A iniciativa ainda não abrange todos os segmentos da economia, embora os resultados demonstrem que, além dos ganhos ambientais, h&aacut

O compromisso com as práticas sustentáveis ganha cada vez mais adeptos entre empresas. A iniciativa ainda não abrange todos os segmentos da economia, embora os resultados demonstrem que, além dos ganhos ambientais, há os operacionais também. Mas a decisão só é viável quando se pode contar com todos os elos da cadeia logística, desde a produção até o destino final.

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Um bom exemplo de empresa sustentável é a Alcoa, líder mundial na produção de alumínio primário, desde a mineração de bauxita até a transformação. Embora a política de sustentabilidade da Alcoa englobe todos os modais, o transporte rodoviário de cargas é o que tem maior impacto na cadeia logística. Segundo Hércules Schwether, gerente corporativo América Latina da Alcoa, por integrar uma grande operação de escoamento de matéria prima e produto acabado. Para atingir um nível de relacionamento afinado com os parceiros e tê-los como copartícipe de boas práticas, é preciso manter todo um processo de aferição que inclui questionários, métricas, visitas técnicas e auditorias.

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“O processo de contratação de transportadoras é mais rigoroso que no transporte marítimo e ferroviário devido às características operacionais desse modal”, explica Schwether. O gestor técnico da área seleciona os principais players do mercado, entre pequenas, médias e grandes empresas, e os submete a um crivo cerrado para avaliar os quesitos técnicos e socioambientais.

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A etapa de qualificação adentra mais fundo em conceitos e regras pré-definidas, para apurar informações que podem determinar a contratação ou não de uma transportadora. Depois disso, definem-se os indicadores de desempenho que serão avaliados mês a mês, com destaque para os pontos favoráveis e desfavoráveis, bem como os acidentes e o roubo de cargas, por exemplo. “Para evitar a contratação de empresas com risco de violação aos direitos humanos, a companhia realiza consultas prévias à lista do Ministério do Trabalho, aplicando questionários específicos sobre o tema e verificando documentos que evidenciem o respeito a estas leis”, detalha o executivo.

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No processo de contratação, a Alcoa analisa as capacidades técnica, administrativa e comercial das empresas de transporte e, na pré-seleção, após o diagnóstico feito pela gerenciadora de risco e seguradora, é que são feitas as visitas técnicas. Nessa ocasião, é oportuno conhecer com mais detalhes o sistema de qualidade, os controles e processos de trabalho das empresas, inclusive os programas ambientais e as regras de contratação de autônomos.

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Dentre os itens exigidos das transportadoras estão: check list dos pneus, validade da carta de motorista, uniforme, apresentação, EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), extintores, itens do veículo (retrovisores, triângulo de segurança, macaco, chave de rodas), tacógrafo, alarme de ré dos veículos, entre outros.

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Como também é signatária do programa “Mão Certa”, a Alcoa avalia se seus fornecedores e agregados têm iniciativas para a orientação de motoristas e autônomos parceiros sobre a exploração sexual, um ponto de honra para a mineradora. Outro aspecto relevante é que a frota de parceiros atenda às premissas de menor custo, incluindo a composição, no caso os implementos. “Quem infringe as cláusulas previstas em contrato pode passar por readequação ou até ser descredenciada. Em 2012, não houve registro de descumprimento de direitos humanos”, diz Schwether.

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Fonte: Transporte Mundial

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