NOTÍCIAS

Alcoa incentiva vivência empresarial entre estudantes jurutienses

2 de outubro de 2017

Em sua 5ª edição, o Programa Miniempresa oferece aos estudantes uma vivência prática na cultura empresarial com os desafios de gerenciar um negócio

Enquanto um grupo pensa na estratégia de venda e crescimento da empresa, outro atua na administração, fabricação e venda dos produtos. Essa é a rotina dos jovens empreendedores do Programa Miniempresa, em Juruti, Oeste do Pará.  O grupo de estudantes iniciou as atividades este mês, com jornadas que serão concluídas no final do ano. O programa é voltado para estudantes que cursam o Ensino Médio em escolas públicas de Juruti e faz parte das ações de responsabilidade social da Alcoa, que possui atividades de mineração no município.

“A Alcoa investe em projetos que trazem reflexo positivo para a comunidade. Na prática, a Miniempresa oferece uma noção exata do que é uma organização empresarial, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho e estimulando o empreendedorismo”, comenta Rogerio Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos institucionais da Alcoa Juruti.

A vivência prática do negócio gira em torno da fabricação de cabides de alumínio com 22 estudantes das escolas estaduais Emanuel Salgado Vieira e Raimundo de Souza Coelho, que durante 15 semanas assumem desafios profissionais na operação de uma mini-fábrica. A equipe elege presidente e diretores para as áreas de Recursos Humanos, Produção, Finanças e Marketing; produzem e vendem, buscando o máximo de produtividade e rentabilidade; pagam salários e recolhem encargos e impostos que serão doados a instituições assistenciais.

Os jovens mergulham numa experiência empresarial, aprendendo a organizar e administrar um negócio com o apoio de funcionários da Alcoa que são os conselheiros voluntários. “Minha expectativa é somar tudo isso as minhas decisões futuras. Quem sabe não sigo uma carreira empresarial”, declara a estudante Eva Layane Canto Sena, 16 anos. Para Breno Bentes, 15 anos, que já decidiu cursar Mecatrônica no futuro, a experiência auxiliará seu foco. “Quero entender o funcionamento empresarial e descobrir maneiras de manter um negócio”, afirma o estudante.

De acordo com Márcio Aquino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ), o programa desperta o espírito empreendedor dos jovens. “O rumo profissional dos estudantes, quando bem orientados, também traz desenvolvimento para a região”, relata. O programa utiliza a metodologia da Junior Achievement, sendo realizado com investimentos do Instituto Alcoa com a parceria de empresas locais.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza oficina para atualização do guia de planejamento do fechamento de mina

30 de outubro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG), …

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS