NOTÍCIAS

Alcoa realiza Dia de Arqueologia em Juruti Velho

24 de agosto de 2016

A iniciativa faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Alcoa, executado pela Scientia Consultoria Científica

Um misto de curiosidade e surpresa. Assim foi o sentimento expressado pelos mais de 300 estudantes da Escola Municipal Professora Lígia Meireles da Cunha, da Vila Muirapinima, região de Juruti Velho, que receberam o “Hoje é Dia de Arqueologia”. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Alcoa, executado pela Scientia Consultoria Científica.
 
O projeto “Hoje é Dia de Arqueologia” é realizado em escolas e comunidades da zona urbana e rural de Juruti. Monitores da Scientia Consultoria levam para as instituições réplicas dos achados arqueológicos no município, explicando a origem, o significado e a importância de preservação desses bens. No total, mais de 1000 pessoas já foram contempladas com a iniciativa.
 
“Vejo essa ação como de grande importância para a escola e comunidade em geral. Precisamos resgatar esses momentos que vêm sendo esquecidos em nossa região que é tão rica em sítios arqueológicos. Agradecemos a Alcoa que trouxe o Hoje é Dia de Arqueologia para a escola. Acreditamos que essa iniciativa veio nos despertar para a preservação do patrimônio arqueológico de Juruti”, afirma Alcidea Pimentel Gonzaga, diretora da Escola Professora Lígia Meireles da Cunha.
 
O historiador e professor Reinaldo Silva Nascimento Filho, 50 anos, é natural de Juruti e apaixonado pela riqueza cultural que a cidade abriga. Ele coleciona publicações antigas, como artigos, jornais e revistas, que evidenciam as peculiaridades da cultura do município. Para ele, uma das ações que têm sido fundamentais para manter viva a história de Juruti é o Programa de Educação Patrimonial, que vendo sendo desenvolvido pela Alcoa.
 
“Muito boa iniciativa. Participei, inclusive de algumas atividades, entre elas a apresentação em sala de aula sobreexposição dos achados nos sítios arqueológicos. Todo esse trabalho me motivou a iniciar um levantamento de relatos dos pioneiros para compor o livro que estou escrevendo, que trará além desses depoimentos a história das construções antigas da cidade que tiveram a influência portuguesa”, diz.
 
Iniciado em 2007, o Programa de Educação Patrimonial faz parte dos Planos de Controle Ambiental (PCAs) da Alcoa e tem objetivo de resgatar a memória de Juruti, por meio da socialização de informações sobre os achados arqueológicos. Foram encontrados 85 sítios arqueológicos em solo jurutiense, com a presença de vestígios de objetos antigos, como fragmentos de cerâmica e de pedra datados de cerca de dois mil anos.
 
“Nossa proposta é contribuir com o conhecimento e valorização do passado histórico de Juruti, colaborando ativamente com o cenário arqueológico amazônico e brasileiro. Diante disso, o programa tem o grande desafio de promover, através de processos educativos, um novo olhar sobre o patrimônio local. É fundamental que os bens culturais da cidade sejam conhecidos, valorizados e preservados para futuras gerações”, avalia Rogério Ribas, Gerente de Recursos Humanos & Assuntos Institucionais da Alcoa em Juruti.
 
Desde a sua implantação, o Programa de Educação Patrimonial realizou diversas ações, entre elas: capacitação de artesãos sobre a produção oleira – valorizando a identidade cultural da região –; realização de Semana de Arqueologia; e formação de professores da rede pública para incentivá-los a levar o tema para sala de aula.
 
O programa também desenvolveu o projeto “Memórias de Rua”, implementando a coleta de informações e entrevistas de moradores antigos por 39 estudantes do município em estágio científico com o objetivo de preservar as histórias dos antigos moradores de Juruti. Antes de ir a campo, os estudantes passaram por uma formação referente a patrimônio cultural, arqueologia, museologia, antropologia e geografia. Mais de 100 personagens foram entrevistados e todas as histórias foram transcritas e editadas, compondo um histórico dos logradouros dos bairros da cidade de Juruti.
 
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do Conselho de Usuários da CPRM

22 de novembro de 2021

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Ouvidoria, lançou no último mês um chamamento público para instituir os Conselhos…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Aura Minerals lança banco de talentos para mulheres

3 de dezembro de 2021

A Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…

LEIA MAIS