NOTÍCIAS

Alcoa reduz 86% de falhas em planta de bauxita com estudos de confiabilidade

17 de dezembro de 2013

A Alcoa reduziu em 86% o total de falhas anuais no Sistema de Moagem de Bauxita da companhia depois que aplicou a metodologia RCM, sigla em inglês para Manutenção Centrada em Confiabilidade de março a setembro deste ano.rnR

rn

A Alcoa reduziu em 86% o total de falhas anuais no Sistema de Moagem de Bauxita da companhia depois que aplicou a metodologia RCM, sigla em inglês para Manutenção Centrada em Confiabilidade de março a setembro deste ano.

rn

Renan Berteli Nehemy, engenheiro mecânico da Engenharia de Manutenção, da área de refinaria da Alcoa, foi o responsável pela aplicação da metodologia. Ele participou de um programa de Certificação Internacional em Engenharia da Confiabilidade pela ReliaSoft, e se certificou em setembro deste ano.

rn

Com isso ele desenvolveu um projeto que, além de reduzir em 86% o total de falhas anuais no sistema de Moagem de Bauxita, reduziu em US$ 85 mil os custos de manutenção; cortou 1,4 mil toneladas de perda de produção, o que equivale a US$ 458 mil; e eliminou 137 horas de indisponibilidade do sistema.

rn

O engenheiro conta que o trabalho teve duração de seis meses entre o início do treinamento e a conclusão, o que garantiu ao profissional a certificação internacional. O projeto teve envolvimento dos departamentos de engenharia, manutenção, operação e processo.

rn

Nehemy buscou a certificação porque, segundo ele, sua função exigia trabalhos estruturados que pudessem trazer retorno financeiro para a companhia. Ele buscava meios de redução de recorrência de falhas, aumento da disponibilidade dos equipamentos e da garantia da qualidade do produto, para trazer esse retorno.

rn

“A Engenharia da Confiabilidade, somada à Gestão de Ativos, são itens fundamentais para alcançar esses resultados e, sendo assim, a busca por aperfeiçoamento do conhecimento nessas áreas se mostrou muito importante, tornando a certificação algo essencial”, afirmou.

rn

Segundo o engenheiro, por se tratar de uma unidade de negócios que exige, ao mesmo tempo, robustez, agilidade e precisão, na área de mineração, os equipamentos precisam estar sempre disponíveis e atendendo às suas funções primárias. Isso, afirma o Nehemy, demanda uma grande eficiência do sistema de Gestão de Ativos e consequentemente da Engenharia de Confiabilidade.

rn

Com isso, o aumento de produtividade é o maior ganho das empresas que se utilizam da Engenharia de Confiabilidade, afirmou o engenheiro.

rn

A ReliaSoft, que oferece certificações internacionais em seus escritórios espalhados pelo país, ministrará dois treinamentos intensivos, em 2014, pra quem deseja se certificar em confiabilidade. Serão dois cursos intensivos chamados Certified Reliability Professional (CRP Intensive), para quem não tem tempo de participar de treinamentos regulares da ReliaSoft. Os cursos serão realizados nos meses de janeiro e julho do próximo ano.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti disponibiliza vagas para jovens

1 de outubro de 2020

Inscrições no Programa Mining Experience devem ser feitas on-line e os selecionados começam a trabalhar ainda neste ano A AngloGold Ashanti está…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Seminário Mineração, Transição Energética & Clima debate importância da mineração na geração de energia limpa

18 de outubro de 2021

Minerais e metais possuem um papel fundamental na transição para um futuro de economia de baixo carbono e são cruciais…

LEIA MAIS