NOTÍCIAS

Alcoa: Rodas forjadas de alumínio reduzem as emissões de carbono de veículos comerciais

1 de novembro de 2012

rnA economia decorrente da troca das rodas de aço de um caminhão para rodas forjadas de alumínio da Alcoa equivale à redução de emissão de carbono anual de uma família americana.rnA Alcoa divulg

rn

A economia decorrente da troca das rodas de aço de um caminhão para rodas forjadas de alumínio da Alcoa equivale à redução de emissão de carbono anual de uma família americana.

rn

A Alcoa divulgou neste mês os resultados de uma avaliação do ciclo de vida (ACV) – realizado pela PE International, consultoria especializada em sustentabilidade – que concluiu que as rodas forjadas de alumínio da Alcoa reduzem substancialmente a pegada ecológica de carbono dos veículos comerciais, favorecendo o transporte sustentável.

rn

Na América do Norte, o estudo constatou que a substituição de 18 rodas de aço de um caminhão convencional por rodas de alumínio da Alcoa gera um corte de 16,3 toneladas métricas de emissões de carbono durante a vida útil das rodas. Na Europa, a substituição de 12 rodas de aço por rodas de alumínio reduz as emissões de carbono em 13,3 toneladas métricas. Além disso, o estudo constatou que o uso de rodas forjadas de alumínio da Alcoa em substituição às rodas de aço pode ser visto como um investimento ativo e altamente eficiente para a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor de veículos comerciais, devido à combinação de redução de consumo de combustível e substancial redução de peso em cada trajeto percorrido.

rn

Esta é a mais abrangente e transparente avaliação já realizada do ciclo de vida de rodas de caminhões de alumínio e aço. Todo o processo de produção do “cradle-to-grave? de rodas de veículos comerciais foi analisado, desde a mineração da bauxita até a fabricação das rodas, passando pela fase de utilização e incluindo a reciclagem e disposição final em aterros.

rn

A ACV, intitulada “Avaliação comparativa do ciclo de vida de rodas de caminhão de alumínio e aço”, está disponível ao público no site:[ www.alcoawheels.com/LCA].

rn

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

rn

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. No mesmo ano, foi considerada referência em responsabilidade social e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. [www.alcoa.com.br].

rn

 

Fonte: Portal Fator

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre certificação de ouro de empresas atuantes no Brasil

6 de janeiro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza em janeiro pesquisa com as empresas produtoras de ouro que atuam no Brasil para estruturar…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS