NOTÍCIAS

Alta no preço do minério de ferro na China reflete demanda das siderúrgicas

9 de agosto de 2013

O preço do minério de ferro no mercado asiático, à vista, atingiu ontem (7) a maior marca, em mais de três meses. A alta de 1,3% foi devido as compras das siderúrgicas chinesas para recompor seus estoques para

O preço do minério de ferro no mercado asiático, à vista, atingiu ontem (7) a maior marca, em mais de três meses. A alta de 1,3% foi devido as compras das siderúrgicas chinesas para recompor seus estoques para atenderem a uma demanda por aço surpreendentemente forte para o período.

rn

O minério de ferro com teor de 62% de ferro, referência do mercado, subiu 1,3% nesta quarta-feira. O preço chegou a US$ 113,10 por tonelada, sendo o maior aumento desde 30 de abril, de acordo com dados compilados pelo Steel Index.

rn

O impacto poderá ser sentido diretamente no mercado brasileiro, exportador do minério. A projeção da mineradora Vale é que uma tendência de crescimento nos preços do minério de ferro, colabore para resultados mais positivos da companhia no terceiro trimestre, disseram nesta quinta-feira diretores da empresa, durante conferência para analisar resultados do último período.

rn

No entanto, as indústrias chinesas ainda apresentam certa cautela. Compram apenas a matéria-prima suficiente para atender os pedidos de produção de aço e evitam a formação de grandes estoques de minério de ferro, de acordo com um comerciante em Xangai.

rn

“Algumas siderúrgicas ainda têm estoques limitados de minério de ferro e já que elas esperam que a demanda por aço melhore nos próximos meses, elas estão comprando material para entrega a partir de setembro”, disse um operador de minério de ferro em Xangai.

rn

As compras de material importado, na China, subiram para 73,14 milhões de toneladas, alta de 17% sobre as 62,3 milhões de toneladas de junho, que havia marcado o menor nível em quatro meses, seguindo dados de alfândega divulgados hoje (08). As importações de julho superaram o recorde anterior para um único mês, de 70,94 milhões de toneladas definido em dezembro de 2012.

rn

Os dados refletiram uma demanda saudável do setor siderúrgico chinês, apesar das persistentes queixas sobre excesso de oferta de aço e preços deprimidos.

rn

As siderúrgicas chinesas mantiveram fortes níveis de produção com a melhoria de suas carteiras de pedidos, o que impulsionou o apetite por minério de ferro e motivou alta de 12% nos preços no mercado à vista, para acima de US$ 130 por tonelada em julho.

rn

“As margens das siderúrgicas chinesas melhoraram em julho então elas aumentaram a produção, ampliando a demanda pela matéria-prima”, disse Judy Zhu, analista do Standard Chartered, em Xangai.

rn

A produção média de aço bruto da China tem se mantido acima de 2,1 milhões de toneladas por dia desde abril e operadores afirmaram que as importações de minério pelo país continuem altas em agosto.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Prêmio Municípios Mineradores 2022 revela cases de sucesso em gestão municipal

13 de junho de 2022

Contar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…

LEIA MAIS

IBRAM busca apoio com a senadora Tereza Cristina para reintroduzir a mineração ao texto do PL 2159/2021, sobre licenciamento ambiental

21 de junho de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu com a senadora Tereza Cristina (PP)…

LEIA MAIS