NOTÍCIAS

Amazonas busca investidores para os polos naval e mineral

11 de abril de 2013

Os secretários de Estado de Planejamento, Airton Claudino, e de Mineração e Recursos Hídricos, Daniel Nava, seguiram nesta quarta-feira (10) para Houston (Texas), depois de cumprir agenda intensa de trabalho em Albuquerque

rn

Os secretários de Estado de Planejamento, Airton Claudino, e de Mineração e Recursos Hídricos, Daniel Nava, seguiram nesta quarta-feira (10) para Houston (Texas), depois de cumprir agenda intensa de trabalho em Albuquerque (Nevo México), ambos nos Estados Unidos.

rn

Em Albuquerque, os secretários mantiveram contato com os executivos da Altela, empresa de inovação e soluções sustentáveis. Nessa cidade, foram realizados encontros com a comunidade acadêmica da Universidade local para apresentação das políticas estratégicas do Amazonas, com destaque para o Polo Industrial de Manaus e projetos de sustentabilidade regionais.

rn

Além da interação com os acadêmicos, os secretários visitaram empresas interessadas em investir no setor mineral e naval . O evento abre o calendário acadêmico na Universidade de New Mexico, o qual atrai um grande número de estudandes de MBA.

rn

Após as palestras magnas o secretário Airton Claudinos seguiu hoje para Houston, no Texas, onde cumpriria agenda de trabalho com a empresa (Ewing Group) interessadas em investir no polo naval e demais projetos em andamento no Estado.

rn

Segundo Claudino, essas missões internacionais são fundamentais para estreitar parcerias e selar futuras alianças em torno dos projetos que estão sendo implementados no mercado local. O secretário espera que os investidores norte-americanos venham para a Feira Internacional da Amazônia (Fiam), organizada pela Superintendência da ZFM (Suframa), em outubro deste ano com o apoio da Seplan.

rn

Coordenado pela Seplan, o projeto polo naval busca abrir uma nova frente de negócios no Amazonas a partir da estruturação de indústria de fabricação de embarcações de pequeno e grande porte, a formalização de estaleiros, e profissionalização da mão de obra e revitalização do setor naval de produtos e serviços. Várias missões estrangeiras tem visitado a Seplan buscando informações sobre o projeto do Polo Naval, principalmente na área de reparos, o que pode ajudar a geral um novo nicho de  mercado e gerar mais empregos para a região.

rn

Parceria

rn

O grupo de empresas americano, Ewing Group – especializado em investimentos  em infraestrutura em vários países do mundo e com acesso a fundos de investimento do Governo Americano – fez um estudo de mercado analizando oportunidades de investimentos  brasileiro. O Estado do Amazonas foi uma das regiões estabelecidas com grande potencial de conexão com mercados mundiais, no Hemisfério Norte ou via Oceano Pacífico, avaliando-se a situação estratégica da economia amazonense dentro de um contexto global.

rn

Em visita à Seplan em setembro de 2012, o  grupo se interessou particularmente em propor parcerias em empreendimentos anunciados no passado recente, como o novo porto do Polo Naval  e a Cidade Universitária, além de ressaltar interesse em investir (com recursos próprios e de parceiros) na execução de projetos de parceria público privada como hospitais, residências estudantis, mobilidade urbana e outros empreendimentos complementares para a Copa do Mundo e nos anos posteriores, mediante concessão de uso em longo prazo.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: A Crítica

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS