NOTÍCIAS

Amazonas vai contribuir com 20% das demandas brasileiras de potássio

30 de setembro de 2014

O Amazonas contribuirá com 20% das demandas brasileiras de potássio, com o início das operações da primeira mina de silvinita, minério de onde se extrai o potássio, existente no município de Aut

O Amazonas contribuirá com 20% das demandas brasileiras de potássio, com o início das operações da primeira mina de silvinita, minério de onde se extrai o potássio, existente no município de Autazes, previsto para o primeiro semestre de 2018. O Estado também passará a receber investimentos em novas pesquisas na região dos municípios de Itacoatiara, Nova Olinda do Norte e Itapiranga para a delimitação de novos depósitos de potássio, tendo em vista que as reservas do Amazonas se estendem por mais de 400 km em direção aos limites com o Pará.

rn

As informações foram divulgadas na última quinta-feira (25), pelo secretário de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas, Daniel Nava, durante o 47º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Salvador (BA), que reuniu mais de 4,5 mil geocientistas e representantes do setor mineral do país. O secretário Daniel Nava anunciou durante o evento que o Plano Diretor Mineral e de Óleo e Gás do Estado do Amazonas 2030, deverá ser lançado pelo governo do Amazonas em novembro de 2014.

rn

Daniel Nava também anunciou a ampliação das reservas de silvinita na região da foz dos rios Madeira e Baixo Amazonas, confirmada por relatórios de pesquisas da empresa Potássio do Brasil e comunicados ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Segundo Nava, os relatórios apontam que a reserva estimada de silvinita no município de Autazes, por exemplo, totaliza mais de 700 milhões de toneladas.

rn

Estimativa de produção anual

rn

De acordo com o titular da Secretaria de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), o empreendimento da empresa Potássio do Brasil em Autazes está na fase de desenvolvimento dos estudos ambientais e socioeconômicos para obtenção da licença de instalação. Segundo Nava, a produção da mina, quando iniciada a operação em 2018, está estimada em dois milhões de toneladas por ano.

rn

Outro aspecto relacionado à exploração da silvinita do Amazonas, considerado de extrema competitividade pelo secretário Daniel Nava, é a logística. Segundo ele, levando em conta a posição geopolítica dos depósitos de silvinita às margens de importantes hidrovias (Madeira e Amazonas), os empreendimentos terão custos mais baratos, levando em conta tanto o consumo do minério na região do cerrado brasileiro, grande produtor de grãos e alimentos, quanto a possibilidade de atendimento do mercado dos Estados Unidos (EUA), através dos portos do Sul daquele País.

rn

Calcário agrícola

rn

Além de atualizar os participantes do Congresso Brasileiro de Geologia sobre o projeto Silvinita, o secretário Daniel Nava, explicou que em 2011, quando a Semgrh foi criada, o Estado do Amazonas importava 100% de calcário agrícola que consumia de outros Estados, como Ceará, Mato Grosso e Rondônia, chegando a pagar mais de R$ 450 por tonelada do produto que ɠusado na produção agrícola e pecuária do Estado, este último sendo usado na recuperação de pastos e correção de pH em tanques de piscicultura.

rn

Entretanto, Daniel Nava afirmou que, a partir da identificação de reservas do calcário agrícola, rico em magnésio, na mina do Jatapu, no município de Urucará, estimada em 1,7 milhões de toneladas e da implantação da primeira usina de beneficiamento do minério, no município de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus, em 2014, os produtores amazonenses já podem comprar o insumo mineral com um valor 70% mais barato, por R$ 155 a tonelada.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Portal Amazônia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

10 anos da Casa da Mineração: uma parceria harmônica em prol da indústria da mineração no Pará

17 de outubro de 2022

Para marcar as celebrações dos 10 anos da Casa da Mineração, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Sindicato das Indústrias Minerais…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS