NOTÍCIAS

Anac autoriza uso de Vant para para fiscalizar áreas de mineração

2 de agosto de 2013

Aviões não tripulados, com câmeras filmadoras e fotográficas acopladas, serão utilizados para ajudar na fiscalização de jazidas minerais no Brasil. A Anac já autorizou o DNPM a utilizar um ve&iac

rn

Aviões não tripulados, com câmeras filmadoras e fotográficas acopladas, serão utilizados para ajudar na fiscalização de jazidas minerais no Brasil. A Anac já autorizou o DNPM a utilizar um veículo desses para atuar no monitoramento em cinco estados brasileiros.

rn

A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) autorizou o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a utilizar um veículo aéreo não tripulado (Vant) para ajudar na fiscalização de minas. O veículo que será utilizado pelo DNPM foi desenvolvido pela Universidade Federal de Brasília (UnB) especialmente para esse fim.

rn

O Vant, também conhecido como drone, do DNPM teve o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) assinado ontem, (31), pela Anac, mas a só passa a valer quando os responsáveis recebem por correio o documento.

rn

“Iremos usar o Vant para apoiar vistorias de áreas de mineração, fiscalizar possíveis irregularidades. Começaremos usando em cinco estados: Goiás, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e Pará”, disse um dos integrantes da equipe do DNPM que participou do projeto, Waltudes Medeiros, em entrevista ao site G1.

rn

O avião do DNPM começou a ser desenhado há quatro anos pelo departamento de engenharia civil e ambiental da UnB e já recebeu aporte de R$ 700 mil, segundo o professor Lenildo Silva, responsável pelo projeto.

rn

“Estávamos trabalhando com muita expectativa em torno da certificação. Já treinamos pilotos que irão trabalhar para o DNPM na fiscalização de irregularidades da mineração”, afirma Silva.

rn

O avião tem 1,90 metro de envergadura, pesa 2,5 quilos e é movido a bateria de lítio, com autonomia média de 90 minutos. Dependendo das condições do tempo, pode atingir uma distância de até 4 km e altitude de 150 a 300 metros. O objetivo é facilitar pousos em locais de difícil acesso ou terreno argiloso.

rn

“Ele possui duas câmeras, um para navegação, que nos mostra sua localização, e outra que transmite em tempo real as imagens captadas. Possuímos uma frequência, autorizada pela Anatel, para o link de transmissão. É um sistema seguro e autônomo. Se o avião tiver algum problema, ele retorna sozinho para a base”, explica o professor.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Os financiamentos à mineração brasileira em debate no e-Mineração

14 de junho de 2021

Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…

LEIA MAIS

Gestão sustentável da água é tema do PodMinerar

29 de junho de 2023

A gestão sustentável da água é um compromisso da mineração do Brasil. São inúmeras práticas sustentáveis e políticas para garantir…

LEIA MAIS

Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS