NOTÍCIAS

Análise: Rio Tinto segue vendendo seus ativos

23 de janeiro de 2013

rnPor Pedro JacobiSeguindo a tendência estabelecida nos últimos anos a Rio Tinto continua tentando  fazer cash a partir da venda de suas minas.Agora a mineradora parece ter encontrado um comprador para a sua mina de&n

rn

Por Pedro Jacobi

Seguindo a tendência estabelecida nos últimos anos a Rio Tinto continua tentando  fazer cash a partir da venda de suas minas.

Agora a mineradora parece ter encontrado um comprador para a sua mina de  diamante Diavik no Canadá. O principal interessado é o sócio, com 40%, Harry  Winston, que diz ter interesse em controlar Diavik. Winston comprou, em 2012, 80%  de Ekati, outra importante mina de diamantes canadense que era controlada pela  BHP.

Diavik teve vendas de 702 milhões de dólares em 2012 e é uma das minas mais  rentáveis do mundo (veja tabela no site O Geólogo).

Interessante observar que a De Beers já não controla a maioria das minas de  diamantes do mundo como acontecia há poucas décadas atrás. Aos poucos empresas  pequenas como a Petra Diamonds e Harry Winston começam a dividir um pedaço maior  deste bolo com as grandes produtoras de diamantes como a Russa Alrosa a estatal Debswana e a Sulafricana De Beers.

Em 1998 John Collier, um dos executivos mais bem sucedidos da Rio Tinto, com  descobertas como a maior mina do mundo de diamantes (Argyle) no curriculum, me disse: “o melhor negócio do mundo da mineração é um kimberlito com diamante e o segundo  também” . Parece que o amor da Rio Tinto com os diamantes acabou.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: O Geólogo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS