rnAmérica Latina será o principal alvo dos investimentos das empresas de mineração do mundo pelos próximos cinco anos. Peru, Chile, Brasil e México serão os países que mais receberã
rn
América Latina será o principal alvo dos investimentos das empresas de mineração do mundo pelos próximos cinco anos. Peru, Chile, Brasil e México serão os países que mais receberão aportes do setor na visão do analista do Bank of America Merril Lynch Felipe Hirai, que falou a empresários nesta sexta-feira em São Paulo.
rn
A previsão é que sejam investidos US$ 200 bilhões pelas empresas no setor até 2017 no mundo inteiro. Só a América Latina deve atrair US$ 100 bilhões. “A demanda por metais é altamente correlacionada ao crescimento mundial, que apesar de estar desacelerando, deve se manter. Só a China é responsável por 40% a 60% do consumo mundial, dependendo do metal”, afirmou durante evento sobre as possibilidades de investimentos brasileiros no Peru.
rn
O desaquecimento da economia global deve ter efeito nos planos de expansão das mineradoras mas, como a previsão é que os preços dos metais continuem em um patamar elevado para os próximos anos, o mercado vai seguir atrativo.
rn
Entre os latino-americanos o Peru se destaca, na visão do analista. O país andino é o segundo maior produtor mundial de prata e cobre e tem grande participação nas vendas globais de zinco, chumbo e ouro. Só o último metal é responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) peruano, enquanto a mineração corresponde a 11% do PIB e 40% da arrecadação do governo.
rn
“Eles possuem um cenário mais amistoso do que o Brasil ao investimento estrangeiro. Mas a região inteira é rica em recursos metálicos, fato que por si só já atrai as empresas”, disse.
rn
Fonte: Valor Econômico
Está aberta a consulta pública, lançada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), para receber contribuições ao processo de adaptação e tradução…
LEIA MAISProdutores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…
LEIA MAISAs vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…
LEIA MAIS