NOTÍCIAS

Anglo American e Carste lançam livro sobre patrimônio espeleológico

2 de junho de 2016

A Anglo American e a consultoria Carste Ciência e Meio Ambiente lançam nesta quinta-feira, 2 de junho, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o livro “Cavernas da Serra do Espinhaço Meridional”.

A Anglo American e a consultoria Carste Ciência e Meio Ambiente lançam nesta quinta-feira, 2 de junho, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte, o livro “Cavernas da Serra do Espinhaço Meridional”. A obra, de 352 páginas e conteúdo em português e inglês, é resultado de cinco anos de pesquisa em uma área de, aproximadamente, 600 Km de extensão. O trabalho foi realizado por uma equipe técnica diversificada, incluindo alguns dos maiores espeleólogos do Brasil, como os organizadores Augusto Auler, Luciana Alt, Marina Leão e Vitor Moura.
 
A Serra do Espinhaço Meridional apresenta um rico patrimônio espeleológico, com centenas de cavernas em mármore, quartzito e em formações ferríferas. Essa característica é rara, uma vez que, além dessa região, apenas os Andes possuem formação geológica com cavernas compostas por três ou mais tipos de rochas diferentes em todo o mundo.
 
O diretor de Saúde, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Aldo Souza, afirma que foram investidos cerca de R$ 1 milhão nos trabalhos apresentados no livro, que já é a nona obra sobre meio ambiente e patrimônio cultural lançada com o apoio da empresa.
 
“Estamos muito orgulhosos do resultado. Além da qualidade gráfica e do cuidado com as imagens, o livro tem rigor técnico e traz uma abordagem científica atualizada sobre a bioespeleologia e geoespeleologia da Serra do Espinhaço. Ela tem uma característica muito especial, com grande diversidade e variabilidade de cavernas. Nós da Anglo American ficamos felizes por deixar como legado a geração e a divulgação de conhecimento sobre a importância dessa região”, destaca Souza.
 
Para o coordenador do Carste e um dos organizadores do livro, Augusto Auler, obras como essa trazem, em linguagem acessível para todos, um vasto acervo de informações que, de outra forma, não estariam disponibilizados ao grande público. “Foi possível conciliar o técnico com o estético, o científico com a arte. Por ser um livro fotográfico, possibilita que leitores do Brasil e do mundo se conscientizem que as cavernas não são apenas importantes do ponto de vista científico, mas também representam um patrimônio natural de belíssimo valor estético”, acrescenta Auler.
 
Sobre o livro
 
Título: Cavernas da Serra do Espinhaço Meridional
 
Editora: Carste Ciência e Meio Ambiente
 
Páginas: 352
 
Organizadores: Augusto Auler, Luciana Alt, Vitor Moura, Marina Leão
 
Autores: Augusto Auler, Tatiana Souza, Fabiana Fabri, Ataliba Coelho, Marina Leão, Gisele Kimura, Paulo Pessoa, Rinaldo Fernandes, Renata Andrade, Vanessa Linke, Andrei Isnardis, Vitor Moura e Luciana Alt.
 
Sobre o Minas-Rio
 
O Minas-Rio inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; mineroduto com 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra (RJ).
 
Sobre a Anglo American
 
A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada. O nosso portfólio de operações e recursos de alta competitividade mundial fornece as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor, tanto das economias desenvolvidas como em desenvolvimento. Nossas pessoas são o coração do nosso negócio. São nossas pessoas que utilizam as mais recentes tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e desenvolver nossas minas e que extraem, processam, transportam e comercializam os nossos produtos – desde diamantes (por meio da De Beers) até platina, outros metais preciosos e cobre – para os nossos clientes ao redor do mundo.
 
Como uma mineradora responsável, somos os guardiães desses recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e stakeholders para potencializar o valor a longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países em que operamos – criando valor sustentável e fazendo a diferença.
 
No Brasil, A Anglo American está presente com quatro produtos: minério de ferro, com o Sistema Minas-Rio, localizado nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás;  nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás; e fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).
 
Anglo American
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Entidades buscam resolução para demanda represada no embarque de rochas ornamentais

5 de novembro de 2018

Com apoio do Governo do Espírito Santo, Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito…

LEIA MAIS

GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS