rnPrograma Mover visa preencher vagas abertas pelo projeto Minas-Rio.rnA carência de mão de obra qualificada disponível no mercado obriga empresas a traçar estratégias com foco na formação de novos prof
rn
Programa Mover visa preencher vagas abertas pelo projeto Minas-Rio.
rn
A carência de mão de obra qualificada disponível no mercado obriga empresas a traçar estratégias com foco na formação de novos profissionais. Pensando nisso, a mineradora Anglo American desenvolve o programa Mover, cujo objetivo é preparar as comunidades dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim (região Central) para preencher as vagas abertas pelo projeto Minas-Rio, maior empreendimento do grupo no mundo. Orçada em R$ 5 milhões, a iniciativa inclui a oferta de cursos on-line, caravanas, palestras, oficinas e debates.
rn
A previsão é que a fase operacional do empreendimento, prevista para ser iniciada no segundo semestre de 2014, gere 1.200 empregos diretos e 3.500 indiretos. Segundo a gerente de Recursos Humanos da Pré-Operação do Projeto Minas-Rio, Claudiana Silva, a iniciativa está focada principalmente no público feminino, estudantes do ensino médio e migrantes, ou seja, pessoas que deixaram os municípios mineiros onde o projeto da companhia está sendo executado, em decorrência da falta de oportunidades de trabalho.
rn
As atividades começaram em fevereiro, por meio da realização de oficinas e palestras com as mulheres da região. Além disso, na mesma época, o Mover passou pelas instituições de ensino básico das cidades para enfatizar junto aos estudantes a relevância da indústria extrativa mineral e, com isso, despertar nos jovens um maior interesse pela área, o que poderia motivá-los a ir em busca de cursos com maior grau de profundidade, como os oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
rn
Claudiana Silva acrescenta que a população das cidades que serão contempladas com o programa não tinham, até então, muito conhecimento sobre mineração, devido à maneira como está estruturada a economia regional. “As pessoas não tinham esse ’DNA’ da mineração, uma vez que outras atividades, como a agricultura familiar e o comércio, são mais fortes na localidade”, acrescenta.
rn
Como a educação e a formação de capital humano são processos contínuos, o Mover ganha mais força a cada dia. Por isso, a companhia lançou, neste mês, o Portal Mover, portalmover.angloamerican.com.br. Em um primeiro momento, para ter acesso ao conteúdo dele é preciso ser morador de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim. Pelo endereço eletrônico, será possível ter acesso às vagas disponíveis, cursos on-line, notícias sobre carreiras e mercado de trabalho. A gerente de Recursos Humanos da Pré-Operação do Projeto Minas-Rio ressalta que, a cada mês, dez novos cursos serão lançados no portal.
rn
Ônibus – Além disso, a partir do próximo dia 29, o ônibus Mover começa ir de encontro à comunidade. Trata-se de um veículo adaptado, que tem o objetivo de aproximar o projeto dos habitantes locais. Eles serão equipados com 16 computadores com acesso à internet, telão, projetor, ar-condicionado e vai contar com uma equipe formada por um técnico em informática, responsável pela qualificação digital dos usuários, e um pedagogo que vai ter a função de esclarecer dúvidas sobre o conteúdo disponível na plataforma.
rn
rn
A especialista em Recursos Humanos reforça que o perfil do candidato que a Anglo American busca varia de conforme a vaga. No entanto, ela destaca pontos comuns a todas elas: o comprometimento e motivação do futuro funcionário. “Não acredito em apagão de mão de obra. Basta encontrar a ferramenta certa capaz de motivar as pessoas a se qualificarem”, argumenta. A expectativa é que, em um futuro próximo, o programa atinja outras cidades mineiras, como Diamantina (Vale do Jequitinhonha), Guanhães (Vale do Rio Doce) e Serro (Vale do Jequitinhonha).
rn
Fonte: Diário do Comércio
Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…
LEIA MAISEm nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…
LEIA MAISProjeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…
LEIA MAIS