NOTÍCIAS

Anglo American realiza segundo embarque de minério de ferro do Sistema Minas-Rio

11 de dezembro de 2014

A embarcação Panamax NBA Monet foi carregada com 80 mil toneladas de pellet feed e está atualmente a caminho da Chinarn A Anglo American realizou, no último dia 7 de dezembro, o segundo embarque de minério de f

A embarcação Panamax NBA Monet foi carregada com 80 mil toneladas de pellet feed e está atualmente a caminho da China

rn

 A Anglo American realizou, no último dia 7 de dezembro, o segundo embarque de minério de ferro do Sistema Minas-Rio, empreendimento da empresa em operação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O navio Panamax NBA Monet deixou o terminal de minério de ferro do Porto do Açu com aproximadamente 80 mil toneladas de minério de ferro pellet feed rumo à China.

rn

“O segundo embarque ocorreu dentro do prazo previsto e é mais uma importante entrega para o ramp-up do Sistema Minas-Rio. Nosso foco daqui em diante é concluir o ramp-up de forma segura e responsável, até alcançarmos, nos próximos 18 meses, a capacidade de produção anual de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro”, ressalta Rodrigo Vilela, diretor de Operação do Sistema Minas-Rio.

rn

O primeiro embarque do Sistema Minas-Rio foi realizado no último dia 25 de outubro de 2014 com o navio Panamax Key Light e carga de aproximadamente 80 mil toneladas. O destino final também foi a China e a previsão é que a embarcação chegue ao país asiático até 17 de dezembro. A produção do empreendimento para 2015 será de 11 a 14 milhões de toneladas de minério de ferro. Atualmente existem cerca de 150 mil toneladas estocadas no Porto do Açu.

rn

O Sistema Minas-Rio se destaca entre os maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro do mundo devido ao seu produto final, um pellet feed de alta qualidade destinado a operações de alto-forno e redução direta, além do grande volume de recursos minerais.

rn

O pellet feed possui 68% de ferro após beneficiado e baixos teores de contaminantes como sílica e fósforo. Já o volume de recursos atualmente é de 5,8 bilhões de toneladas, quantidade quatro vezes maior desde a aquisição do empreendimento, em 2008. O montante relativo às reservas minerais é de 1,45 bilhão de toneladas (certificadas).

rn

Sobre o Sistema Minas-Rio

rn

Um dos principais empreendimentos globais da Anglo American, o Sistema Minas-Rio atingirá uma capacidade anual de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro até 2016. O Minas-Rio inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra (RJ). 

rn

Sobre a Anglo American

rn

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

rn

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders – investidores, clientes, parceiros e empregados – para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

rn

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro em operação no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

rn

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS

CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS

Brasil inaugura 1º hub de inovação para a indústria mineral

21 de janeiro de 2019

Inovação na prática, ao vivo, voltada exclusivamente para a indústria da mineração. É o que os participantes do Hub da…

LEIA MAIS