NOTÍCIAS

Anglo inicia primeiro carregamento de minério de ferro

24 de outubro de 2014

Navio já está atracado no Porto do Açu, no Rio de JaneirornA Anglo American anunciou ontem que deu início ao primeiro carregamento de minério de ferro do projeto Minas-Rio. O navio, que será utilizado para o

Navio já está atracado no Porto do Açu, no Rio de Janeiro

rn

A Anglo American anunciou ontem que deu início ao primeiro carregamento de minério de ferro do projeto Minas-Rio. O navio, que será utilizado para o transporte do insumo siderúrgico, já está atracado no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O cargueiro de bandeira panamenha “Key Light”, que chegou ao terminal portuário na manhã da última quarta-feira, tem capacidade de transportar até 80 mil toneladas.

rn

Apesar de iniciar o carregamento da embarcação, a mineradora não divulgou a data em que o primeiro embarque do projeto será realizado. O volume e o país de destino do minério também não foram divulgados pela companhia.

rn

O Minas-Rio, orçado em US$ 8,8 bilhões, recebeu no mês passado as últimas licenças ambientais necessárias para iniciar as operações. O cronograma prevê o primeiro embarque até o final deste ano.

rn

No final de setembro, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), concedeu a licença de operação (LO) para as atividades do complexo minerário do projeto, instalado nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, ambos no Médio Espinhaço.

rn

Também em setembro, o Instituto Brasileiro de o Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a LO do mineroduto de 529 quilômetros entre Conceição do Mato Dentro e o terminal portuário no litoral fluminense. Há alguns meses a empresa vem realizando testes e comissionamento dos equipamentos do projeto. Em agosto, a companhia anunciou a chegada segura da polpa de minério bombeado por meio do mineroduto até o Porto do Açu.

rn

O Minas-Rio terá capacidade instalada de 26,5 milhões de toneladas/ano de minério de ferro. O processo de ramp up deverá levar entre 18 meses e 20 meses para ser concluído. Em 2015, a empresa estima uma produção entre 11 milhões de toneladas e 15 milhões de toneladas.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alunorte e UFPA assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita, dessa vez na produção de agregado sintético

13 de outubro de 2020

A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS

Minerais Críticos para Transição Energética é tema do PodMinerar

28 de novembro de 2022

O progresso em direção à descarbonização e as mudanças tecnológicas estão levando grandes economias mundiais a exigir um fornecimento confiável…

LEIA MAIS