NOTÍCIAS

Antaq inova em consulta ao Anuário Estatístico Aquaviário 2014

16 de março de 2015

Portos organizados e demais instalações portuárias compõem o ambiente do setor de transportes aquaviários no qual as mercadorias entram e saem, tanto em percursos internos (nacionais) quanto em rotas de longo curso

Portos organizados e demais instalações portuárias compõem o ambiente do setor de transportes aquaviários no qual as mercadorias entram e saem, tanto em percursos internos (nacionais) quanto em rotas de longo curso (internacionais).

Conhecer esse mercado é fundamental para ações de planejamento de políticas públicas, bem como para alocação dos investimentos privados. Mas dispor de uma ferramenta que permita uma consulta desses dados de forma mais ágil e interativa também é essencial.

A partir de fevereiro último, a ANTAQ disponibilizou, no seu portal na internet, uma nova ferramenta para acesso aos dados do Anuário Estatístico Aquaviário 2014. Para consultar os dados que retratam a movimentação portuária, o transporte via longo curso, transporte via cabotagem e em vias interiores, movimentação de contêineres, frota/afretamento e acordos bilaterais, basta acessar o linkhttp://www.antaq.gov.br/anuario.

De acordo com o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Fernando Serra, utilizando a nova ferramenta, cada usuário poderá selecionar a matéria sobre a qual pretende obter os dados:

“Todos os gráficos podem ser filtrados, tanto com o uso da área específica de filtros, como também por seleções feitas no próprio gráfico. Assim, quando se quer os dados do ano de 2010 para a mercadoria café, por exemplo, basta selecionar o ano e a mercadoria na área de filtros. A partir da seleção desses filtros, todos os gráficos da aba ativa e das demais abas representarão dados relacionados à seleção atual”, explicou o gerente da ANTAQ.

“Além disso, prosseguiu, qualquer área dos gráficos também é sensível ao clique do mouse, podendo ser igualmente filtrada por seleções feitas sobre seus elementos. Neste caso, a seleção atual refletirá em todas as abas o conteúdo equivalente às barras do gráfico selecionadas pelo mouse”.

Para Fernando Serra, o atual Anuário representa a evolução natural da apresentação de dados setoriais. “O Anuário da ANTAQ será cada vez mais evolutivo, porque poderá ser mais facilmente alterado para customizar-se às reais necessidades do setor regulado, do governo e das demais entidades que fazem uso de seus dados. Vale conferir a nova ferramenta”, convidou o gerente da ANTAQ.

Movimentação

A movimentação do setor portuário brasileiro em 2014 atingiu 969 milhões de toneladas, representando crescimento de 4,34%, ou 40 milhões de toneladas a mais do que em 2013, quando foram movimentados 929 milhões de toneladas.

Segundo a ANTAQ, esse incremento é explicado pelo crescimento da movimentação das principais commodities, como o minério de ferro, que teve expansão de 5% em relação a 2013, fertilizantes e adubos (11%), carvão mineral (26%), alumina (12%) e soja (4%).

Considerando-se a natureza da carga, o granel sólido, com destaque para o minério de ferro, foi o mais movimentado no conjunto das instalações portuárias do país, em 2014, representando 59% do total, seguido do granel líquido, com 24% de participação, e da carga geral, com 15%.

 

rn

 

rn

 

 

Fonte: ANTAQ

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

IBRAM participa da I Conferência de Mineração & Bioeconomia do Estado do Pará

1 de julho de 2022

O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Anderson Santos, participou a última quarta-feira (29), da I Conferência de Mineração…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS