NOTÍCIAS

Anuário Mineral destaca os 10 anos da Mina do Sossego

10 de março de 2015

Depois de muitas pesquisas, em junho de 2004, a mineradora finalmente girou a ignição de seu primeiro projeto de exploração de cobre no Pará.rnMina do Sossego, a primeira mina de cobre da Vale S.A.. Crédito:

rn

Depois de muitas pesquisas, em junho de 2004, a mineradora finalmente girou a ignição de seu primeiro projeto de exploração de cobre no Pará.

rn


Mina do Sossego, a primeira mina de cobre da Vale S.A.. Crédito: Divulgação

rn

Com o tema “Mineração com responsabilidade social. A vida é nossa maior riqueza”, o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, lança no dia 12 de março, a quarta edição do Anuário Mineral do Pará. Em uma edição bilíngue, com tradução para o inglês, a publicação vem com um capítulo especial sobre os 10 anos da Mina do Sossego, além de trazer uma radiografia completa do setor mineral no Pará.

rn

Para a Vale, a inauguração foi um marco histórico para os negócios de minerais não ferrosos, abrindo novas plataformas de geração de capital para a empresa. A partir daquele momento, a Vale incorporou novos negócios a sua carteira até se transformar, hoje, em uma das maiores empresas de mineração diversificada. Tudo isso começou com o Sossego, lá atrás. Quem fez parte e ainda faz de toda essa história, sente orgulho por ajudar a empresa a mudar a forma de fazer mineração na Amazônia.

rn

Durante a implantação da mina, mais de 4 mil pessoas trabalharam e, atualmente, cerca de 2,5 mil pessoas trabalham em sua operação, entre empregados da Vale e de empresas terceirizadas.

rn

O começo da produção do Sossego também representou para o Brasil a passagem de importador para exportador líquido de cobre. Para Canaã dos Carajás, então, o Sossego representou uma injeção de investimentos na infraestrutura da cidade.  Desde 2004, foram aplicados mais R$ 200 milhões em obras e ações para o desenvolvimento econômico e social do município, que contribuíram para a melhoria dos serviços nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, segurança pública, saneamento básico e transporte.

rn

Serviço: O lançamento do 4º Anuário Mineral do Pará será dia 12 de março, a partir das 19h30, no Espaço São José Liberto, com show da Banda Warilou no final.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minerais Críticos para Transição Energética é tema do PodMinerar

28 de novembro de 2022

O progresso em direção à descarbonização e as mudanças tecnológicas estão levando grandes economias mundiais a exigir um fornecimento confiável…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS