NOTÍCIAS

Araxá busca atração de empresas

1 de junho de 2015

Prefeitura lançará licitação para doação de áreas no distrito industrial do municípiornA Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, vai lançar, no dia 3 de junho, edital de lic

Prefeitura lançará licitação para doação de áreas no distrito industrial do município

rn

A Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, vai lançar, no dia 3 de junho, edital de licitação para a doação de áreas no distrito industrial (DI) do município para a implantação de empresas. Nessa modalidade, o Executivo doa o terreno para a empresa, que, em contrapartida, se dispõe a prestar serviços sociais.

rn

Conforme explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, Leandro Haddad, a ideia surgiu devido à procura que Araxá tem recebido de empresas de diferentes segmentos, como de fertilizantes, informática e prestadores de serviços para a mineração. Ao todo, o DI tem cerca de 70 mil metros quadrados e serão licitadas as doações de 26 lotes, que variam de 1,5 mil metros quadrados a 20 mil metros quadrados, dependendo do empreendimento a ser instalado.

rn

“Até agora já conversamos com 36 empresas interessadas e as que mais chamaram a atenção foram uma multinacional do setor de fertilizantes, uma montadora de computadores e prestadores de serviços para mineradoras”, afirmou o secretário sem revelar nomes, mas lembrando que a abertura dos envelopes com as propostas será no dia 6 de julho.

rn

No caso dos prestadores de serviços para a área de mineração, Haddad explicou que a maioria são empresas que atendem à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder mundial na produção de nióbio a partir de seu complexo industrial no município. Além deles, outros empreendimentos da cadeia bioquímica também mostraram interesse.

rn

O secretário explicou ainda que o formato do edital foi uma ideia que partiu em conjunto com o Ministério Público. Basicamente, a prefeitura fará doação gratuita do terreno com encargo oneroso para empresas que preencham determinados critérios. Entre eles estão o prazo máximo de 90 dias para instalação, a necessidade de geração de pelo menos 15 empregos diretos e a necessidade de uma contrapartida em benefício da comunidade local.

rn

“A empresa doa o terreno, mas a empresa se compromete a dar alguma contrapartida para a comunidade”, reforçou. Além disso, Haddad destacou que a administração municipal levantou áreas de interesse, de acordo com a procura que tem recebido e com a direção que o Executivo quer dar ao desenvolvimento da economia local.

rn

Setores ­ Dessa forma, foram determinadas os seguintes setores: engenharia e manutenção civil, elétrica, mecânica e projetos; inspeção de equipamentos industriais; autossocorro, guincho, transportes e logística; metalurgia, montagem industrial e serviços; madeiras, fabricação de móveis de madeira reciclados, comercialização de lenhas e tratamento de madeira em geral; reciclagem de sucatas; informática e tecnologia em computadores; capacitação e formação profissional em máquinas pesadas; agronegócio, beneficiamento de alimentos, hortifrutigranjeiro, mudas e hortaliças; adubos e fertilizantes; transporte rodoviário e de passageiros; projetos e fabricação de instalação e equipamentos para fertilizantes; reciclagem de material de papel plástico e resíduos sólidos.

rn

Sobre os impactos da retração da economia nacional no município, o secretário frisou que “Araxá não é uma ilha dentro do país, mas alguns fatores estavam colaborando para manter a atividade aquecida”. Um deles são é a operação da própria CBMM que, segundo o secretário, continua a todo vapor e movimenta toda a cadeia ligada à atividade.

rn

Outro fator que está ajudando a impulsionar o já tradicional turismo no município é o câmbio. Conforme o secretário, a valorização do dólar ante o real fez com que só brasileiros voltassem atenção para destinos nacionais e “Araxá está se beneficiando com isso”.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS

Belém sediará EXPOSIBRAM 2023

26 de setembro de 2022

A próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), o maior evento de mineração do Brasil e um dos…

LEIA MAIS