NOTÍCIAS

Associação Nobrense de Cultura e Artes (Anca) vai ampliar produção em ateliê

15 de junho de 2016

Espaço é construído por meio do Programa ReDes, com apoio da Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)rnrn

Produzir artesanato pode ser um passatempo ou um ofício. Para Márcia Aparecida Souza Expedito, 57, são ambos. Após se aposentar como professora, Márcia resolveu aprofundar-se mais na criação de peças diversas que vende, sob encomenda, em Nobres (MT). O gosto pelo artesanato é tanto que ela integra, desde a fundação, em 2010, a Associação Nobrense de Cultura e Artes (Anca). Um grupo pequeno, de 20 associadas, mas com muita vontade de crescer. Dedicação que fez a Associação obter apoio de terceiros para formalizar o negócio e ampliar as oportunidades de emprego e renda por meio da confecção e comercialização de peças em biscuit, madeira, tricô e crochê.
 
O auxílio necessário para a Anca avançar foi obtido junto ao Programa ReDes, uma iniciativa do Instituto Votorantim, com apoio da Votorantim Cimentos e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2013, a Associação começou a receber consultoria especializada do Programa e diversos cursos de capacitação para as associadas aprimorarem suas produções. A loja na qual são comercializadas as peças, no Centro de Nobres, também foi reformada e agora a Anca aguarda a conclusão das obras de construção do ateliê, uma das ações do ReDes mais esperadas pelas associadas.
 
Para Márcia Aparecida, o ateliê vai viabilizar o desejo das artesãs de trabalharem coletivamente, o que faz a diferença para a consolidação da Associação. “O ateliê vai abrir as portas para conquistarmos o mercado, já que atualmente produzimos em casa e sem tantos recursos como os que teremos nesse espaço. Essa obra vai fazer com que a Anca tenha uma estrutura adequada para trabalharmos ainda mais unidas e fortalecidas”, disse.
 
Produção em larga escala – O ateliê da Anca deve ser inaugurado no segundo semestre de 2016. O espaço, construído em terreno cedido pela Prefeitura de Nobres, de 200 metros quadrados, contará com salão, depósito, copa e sanitário. Além de investir na construção do ateliê, o Programa ReDes também fornecerá móveis e equipamentos, como microretífica, lixadeira e furadeira. Segundo o presidente da Anca, Credison Miranda, as associadas estão bastante animadas com a melhor perspectiva de renda que o ateliê irá proporcionar. “Esse espaço será um patrimônio da Associação e vai impulsionar o crescimento das artesãs, que poderão ampliar seus trabalhos e atender mais públicos. Como Nobres é uma cidade turística, vemos muitas possibilidades desse crescimento ocorrer aqui mesmo e, claro, em outras cidades e regiões”, afirmou.
 
Além da Anca, outra entidade de Nobres que recebe o apoio da Votorantim Cimentos, por meio do Programa ReDes, é a Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Assentamento Caeté. A Votorantim Cimentos também estimula o desenvolvimento socioeconômico do município, com projetos para qualificar as ONGs locais, promovendo também o programa Apoio à Gestão Pública, que visa oferecer suporte às medidas implementadas no município na área de saúde pública.
 
Sobre o Instituto Votorantim
 
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões nas quais as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infantojuvenis, entre outros.
 
Sobre a Votorantim Cimentos
 
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS