NOTÍCIAS

ATIVIDADE INICIA SÉRIE DE AÇÕES PREVISTAS EM PARCERIA ENTRE A SAMARCO E A UFOP

26 de outubro de 2015

Na tarde da última terça-feira, 20 de outubro, os alunos do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Na tarde da última terça-feira, 20 de outubro, os alunos do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram da primeira aula de Segurança do Trabalho e Saúde na Mineração. Ministrada por profissionais da Samarco, a disciplina passa a fazer parte da grade do 8º ao 10º períodos do curso como eletiva. A iniciativa faz parte do protocolo de intenções assinado entre a empresa e a instituição de ensino.

Segundo o gerente de Segurança Lindomar Mesquita, a parceria traz ganhos para todos os envolvidos. “Muitos empregados da Samarco são ex-alunos da UFOP. Essa oportunidade é excelente, pois vamos formar profissionais com conhecimento diferenciado em saúde e segurança”, observa.

Para a aula inaugural, os analistas da Samarco Anna Silvia e Bruno Vianna introduziram os alunos aos quesitos básicos de segurança. “Esta área vem se destacando no mercado. Profissionais com conhecimento em Saúde e Segurança estão sendo valorizados e procurados por pequenas e, principalmente, grandes empresas”, observa o mestrando em Engenharia Mineral, Roney Santos.

No total, serão 16 aulas que somam 37 horas. “A procura pelo curso após a primeira aula está enorme. Isto indica que foi um sucesso! Para mim é a melhor resposta possível”, conclui o professor e chefe de Departamento da Escola de Minas/UFOP, Hernani Lima.

Parceria e resultados

As aulas da nova disciplina são parte de um protocolo de intenções, assinado entre a Samarco e a UFOP em outubro de 2015. O documento prevê outras ações como a reforma da sala de realidade virtual do Museu da Ciência e Técnica e o lançamento do edital de Inovação Social que visa a desenvolver novos negócios a partir do rejeito da mineração.

Fonte: Samarco
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS