NOTÍCIAS

Atlas Copco e Anglo vão desenvolver novo equipamento para extração de minério

24 de março de 2015

A Atlas Copco e a Anglo American fecharam um acordo de desenvolvimento conjunto (JDA, na sigla em inglês) para testar um novo equipamento para mineração que visa transformar o processo de extração de minério e

A Atlas Copco e a Anglo American fecharam um acordo de desenvolvimento conjunto (JDA, na sigla em inglês) para testar um novo equipamento para mineração que visa transformar o processo de extração de minério em rochas duras. A prova de conceito da nova tecnologia de escavação mecânica está marcada para começar em setembro deste ano.

rn

O projeto para desenvolver o novo equipamento foi firmado pela Anglo junto à Atlas Copco Underground Rock Excavation, uma divisão da empresa responsável por equipamentos de mineração para diferentes aplicações subterrâneas. O acordo foi publicado em comunicado de imprensa da Atlas Copco e divulgado pela Anglo American no último mês de fevereiro.

rn

De acordo com a Anglo, a nova tecnologia visa o desenvolvimento rápido de uma mina, de forma que a mineração em rochas duras seja mais ágil e mais segura. O equipamento terá brocas com duas extremidades radiais, uma oposta a outra, e sem um ponto de centro, conhecidas como slot-drill. Mais detalhes sobre o equipamento serão divulgados à medida que o projeto avança, afirmou a Anglo.

rn

Segundo a Atlas Copco, caso a parceria siga conforme o planejado, será um marco para o setor e um dos exemplos mais significativos de inovação tecnológica a surgir a partir do FutureSmart, da Anglo American. O programa pretende implantar inovações e novas tecnologias no setor de mineração, por meio de parcerias com grupos de tecnologia.

rn

Em dezembro do ano passado, por exemplo, a mineradora fechou parceria tecnológica com a Autonomous Solutions para implantar sistemas de automação nos veículos das operações.

rn

“Nós estamos muito orgulhosos de ser parceiros da Anglo American nesse projeto de desenvolvimento conjunto e estamos ansiosos para demonstrar o potencial dessa tecnologia que vai mudar o jogo para o setor de mineração”, disse Scott Barker, presidente da Atlas Copco Underground Rock Excavation.

rn

“A Atlas Copco é uma fornecedora bem conhecida para o setor de mineração, com mais de 140 anos de desenvolvimento de produtos com seu nome. Além disso, eles compartilham nossa visão de que precisamos de trabalhar juntos para o benefício futuro da indústria. A Atlas Copco é, portanto, a escolha ideal para ser nossa parceria nessa jornada”, afirmou Donovan Waller, Diretor de Desenvolvimento de Tecnologias da Anglo American.

rn

Durante uma conferência em Las Vegas, em novembro do ano passado, Waller explicou que o FutureSmart visa avaliar como tecnologias podem beneficiar sistemas inteiros e não apenas determinadas partes. O executivo disse que a mineradora acredita na colaboração e na transparência para que toda a indústria seja beneficiada como um todo.

rn

Para a Atlas Copco, o sucesso do projeto seria a confirmação do compromisso da empresa com a inovação e produtividade sustentável na mineração subterrânea. No caso da Anglo, demonstraria a força visionária por trás do FutureSmart, a partir de parcerias colaborativas e de conhecimento.

rn

“O setor de mineração precisa ter um melhor custo-benefício e ser mais previsível nos sistemas de produção de minério. Uma forma de alcançar isso é seguir na direção de sistemas de mineração contínuos baseados no corte mecânico de rochas. Se a Atlas Copco e a Anglo American conseguirem provar juntas que isso é possível, e estamos confiantes que é, podemos esperar que isso seja um game-changer para a indústria”, afirmou Mikael Ramstrom, gerente de Projetos Estratégico Globais e Parcerias da Atlas e que lidera a equipe de projetos da empresa sueca.

rn

“Ao desenvolver esse conceito juntos, nós provamos os benefícios tremendos que podem ser ganhos com esse tipo de colaboração. Nossas habilidades enquanto companhia de mineração combinadas com o know-how técnico da Atlas Copco provou ser uma combinação que vale a pena”, afirmou Dragan Janicijevic, gerente de Projetos de Mineração e Engenharia da divisão de Desenvolvimento de Tecnologias da Anglo American.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Avanços na legislação do ouro geram segurança e contrapartidas socioambientais

24 de julho de 2023

De acordo com especialistas na área, o avanço em programas que contribuem na luta contra o garimpo ilegal e que…

LEIA MAIS

Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS

BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS