Atlas Copco fornece plataformas de sondagem autônomas para BHP
21 de junho de 2016
A maior mineradora do mundo está há dois anos testando o equipamento autônomo, modelo Pit Viper 271, no site e resolveu adquirir uma frota das plataformas
A BHP Billiton fez um pedido de 20 plataformas de sondagem autônomas para a Atlas Copco para as operações de minério de ferro na região de Pilbara, na Austrália. A maior mineradora do mundo está há dois anos testando o equipamento autônomo, modelo Pit Viper 271, no site e resolveu adquirir uma frota das plataformas.
De acordo com a Atlas Copco, as máquinas testadas pela BHP na Austrália operaram de forma autônoma por 15 mil horas e realizaram sondagem em mais de 1 milhão de metros na mina Yandi. A fabricante sueca disse que, em função do bom desempenho dos equipamentos, a mineradora australiana decidiu comprar 18 plataformas de sondagem e outras duas máquinas que também operam de forma autônoma.
As 20 plataformas autônomas vão ser inicialmente controladas a partir de cinco minas de ferro da BHP na região de Pilbara, segundo a Atlas Copco. No longo prazo, o objetivo das empresas é que os equipamentos sejam controlados por uma operação remota na cidade de Perth, que fica a mais de 1.000 quilômetros das minas da companhia, que é a maior mineradora diversificada do mundo.
“Nós estamos comprometidos em entregar as soluções mais inovadoras que aumentem a produtividade dos clientes, e nossas plataformas de sondagem autônomas são um exemplo disso”, afirmou Johan Halling, presidente da divisão de Mining and Rock Excavation Technique da Atlas Copco.
O executivo disse ainda, em comunicado enviado à imprensa pela companhia sueca nesta segunda-feira (20), que a Atlas Copco “compartilha uma valiosa parceria com a BHP Billiton e se sente muito orgulhosa em poder fornecer as melhore soluções” para a mineradora australiana.
A Atlas Copco foi fundada em 1873 e possui operações próprias em mais de 90 países, segundo o website da empresa. A companhia fabrica equipamentos em 20 países diferentes, em especial na Bélgica, Suécia, Alemanha, Estados Unidos, Índia e China.
Notícias de Mineração Brasil