NOTÍCIAS

Atlas Copco lança equipamento móvel para “abertura de poços” em minas subterrâneas

7 de abril de 2014

Atlas Copco lança um novo equipamento móvel para “aberturas de poços” em minas subterrâneas. O novo equipamento, chamado Easer, pode executar tanto o alargamento ascendente direto (box hole boring) ou descendent

Atlas Copco lança um novo equipamento móvel para “aberturas de poços” em minas subterrâneas. O novo equipamento, chamado Easer, pode executar tanto o alargamento ascendente direto (box hole boring) ou descendente direto (down-reaming) com um diâmetro de 750 mm, assim como “raiseboring” convencional com diâmetros de até 1.200 mm.

rn

Desde sua introdução nos anos 60, a técnica de escavação mecânica denominada raiseboring é considerada a maneira mais segura e produtiva de abertura de poços na maioria das aplicações em mineração. No método “block caving”, e na maioria dos métodos de “sublevel”, grande quantidade de “raises” operam como face livre para expansão do maciço rochoso durante a detonação.

rn

Equipamentos tipo “raiseboring” tradicionais geralmente necessitam uma plataforma de concreto e tirantes de fixação para manter o equipamento estável durante a operação. O tempo de escavação efetiva é geralmente inferior a 50% do tempo total de ciclo para estas pequenas faces livres.

rn

A crescente demanda por um equipamento altamente móvel e versátil, especificamente projetado para criar estas aberturas de maneira segura e eficiente, impulsionou o desenvolvimento do Easer. O equipamento pode executar furos de 750 mm com comprimento de até 60 m. Utiliza tubos padrão de 200 mm (8 in) com bit piloto de 228 mm (39 in).

rn

Todos os componentes necessários à operação são integrados ao chassis, com exceção dos tubos, e o procedimento de setup não requer nenhuma preparação na frente de trabalho.

rn

“Nossa missão no desenvolvimento do Easer era acelerar a operação,” diz Johnny Lyly, Gerente de Produto na Atlas Copco. “A sequência para executar um furo de 40 metros, desde o setup até sua parada leva menos de 30 horas, e o setup/desligamento feito em menos de 1 hora”

rn

O Easer oferece os mesmos métodos de perfuração dos equipamentos tradicionais: box hole boring, down-reaming e raiseboring convencional. Para mudar de box hole boring para down-reaming, a caixa de engrenagem gira 180 graus – simples operação que pode ser executada em uma oficina subterrânea. No método raiseboring, o Easer pode perfurar até 1.200 mm de diâmetro.

rn

O nome Easer deriva de uma expressão “ease off”, que significa liberar ou aliviar a pressão, utilizada como referência ao furo de face livre no desmonte de rocha durante a detonação.

rn

O Easer tem previsão de lançamento durante 2014.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Radar industrial

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Brasil terá 1º hub de inovação para a indústria mineral

19 de novembro de 2018

Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…

LEIA MAIS

Gerdau anuncia investimento de R$ 200 milhões na usina Riograndense

26 de janeiro de 2022

A Gerdau anunciou, na última quarta-feira (19), que investirá R$ 200 milhões em sua unidade Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS) para…

LEIA MAIS

Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS