A atratividade do setor mineral e os desafios para se tornar uma atividade cada vez mais responsável e sustentável são objeto de um estudo criado pela EY e o Instituto Brasileiro de Mineração (BRAM), lançado na última quarta-feira, 19 de junho, no escritório do Instituto em Belo Horizonte (MG).
A publicação, que estará disponível ao público na próxima semana, aborda temas relevantes para a atualidade da mineração nacional como a necessidade de investimento em pesquisa mineral, em especial para os minerais críticos para transição energética; a descarbonização; o licenciamento ambiental e social, entre outros.
“A crescente busca por minerais e metais produzidos de maneira mais limpa e sustentável apresenta novas oportunidades de negócio, uma vez que os clientes estão dispostos a investir mais em tais produtos. Investir na redução de carbono e na reciclagem de produtos também são apostas do setor”, afirmou Alexandre Valadares Mello, diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do IBRAM, durante o evento. Ele também apresentou os dados do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), lançado pelo Instituto em maio deste ano.
Lançamento de novo estudo realizado pelo IBRAM em parceria com a EY – crédito: divulgação
Alexandre Mello ainda reforçou a importância do estudo e da parceira com a EY. “É um estudo de grande relevância para o setor mineral brasileiro, que traz os principais pontos de discussão e estão na pauta diária do IBRAM como a agenda ESG Mineração do Brasil, pontuou.
Também estiveram presentes ao evento Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social e membro do Conselho Diretor do IBRAM; Afonso Sartorio, sócio-líder EY do setor de Energia no Brasil; e representantes das empresas mineradoras. Pelo IBRAM, também participaram o diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline nunes.
24
Reunião do IBRAM com representações diplomáticas no Brasil para apresentar oportunidades comerciais dos eventos 2021 – crédito: divulgação Na última…
LEIA MAISMineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…
LEIA MAISDesde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…
LEIA MAIS