NOTÍCIAS

Avanco adota Filtro Prensa da Metso

21 de setembro de 2015

Equipamento fará parte das tecnologias aplicadas na planta de cobre do ParárnA Avanco Resources, empresa australiana de exploração e desenvolvimento de projetos de cobre, adotou um filtro de prensa VPA 1540-20 da Metso no

Equipamento fará parte das tecnologias aplicadas na planta de cobre do Pará

rn

A Avanco Resources, empresa australiana de exploração e desenvolvimento de projetos de cobre, adotou um filtro de prensa VPA 1540-20 da Metso no projeto que está construindo entre Curionópolis e Parauapebas, no Pará. A tecnologia da fabricante, que foi entregue completa no início deste ano e que está em fase de montagem, possui capacidade para processar cerca de 90 mil toneladas de concentrado por ano. O equipamento é similar ao utilizado pela planta de cobre da Vale em Sossego.

rn

Para Ricardo Takeda, Gerente de Vendas da Metso, o diferencial da empresa foi oferecer uma solução de filtragem robusta que atendesse às necessidades da planta. “A Avanco é, sem dúvidas, um cliente muito importante e promissor para a Metso, pois está iniciando suas operações no Brasil agora”, diz.

rn

Takeda também ressalta a estrutura que a Metso possui para dar suporte ao novo projeto: uma fábrica de serviços e um centro de distribuição localizados a cerca de 15 km da planta da Avanco. “Além disso, temos vasta experiência em operações de processamento de cobre, o que nos torna aptos a contribuir com o desenvolvimento e o sucesso deste projeto”, explica.

rn

Entre as características do filtro de prensa fornecido, Ricardo Takeda destaca a construção robusta, adequada para operações de mineração; a precisão na fabricação das placas das câmaras de filtragem usinadas de polipropileno; a facilidade e rapidez na troca de tecidos do filtro (operação que pode ser realizada em minutos); poucas peças móveis que garantem a baixa manutenção e alta disponibilidade; e um sistema de controle por CLP (controlador lógico programável), para operação de filtragem automática e inteligente.

rn

O empreendimento, que visa extrair minério da mina Antas North, entrará em operação a partir de 2016. O escopo da planta inclui uma cava simples a céu aberto, área para estocagem e homogeneização de minério bruto, planta de britagem em dois estágios, circuito fechado de moagem, três estágios de flotação, sistema de desaguamento e filtragem e instalações para o manuseio de rejeitos.

rn

Quando estiver finalizada, a planta da Avanco vai produzir cerca de 45 mil toneladas de concentrado de cobre por ano – o que representa cerca de 12 mil toneladas de cobre contido. A exportação do concentrado será feita em contêineres e a granel, através do porto Vila do Conde, localizado a 800 km da unidade.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gerdau se tornou a única produtora de aço a compor o ICO2, da B3

7 de janeiro de 2021

A Gerdau foi selecionada para compor a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3. O ICO2 reúne empresas do…

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

RMB firma parceria para desenvolver projeto inovador de manganês no Pará

3 de novembro de 2020

Acordo firmado entre a RMB e o grupo Sabes, vai proporcionar investimentos de aproximadamente US$ 200 milhões nos próximos três…

LEIA MAIS