NOTÍCIAS

Avanco atualiza estimativa de recursos minerais de projeto de cobre no Pará

1 de junho de 2016

Os recursos foram revisados depois que a companhia incorporou os resultados de uma campanha de sondagem de 1.790 metros.

A Avanco Resources tem novos números de recursos medidos, indicados e inferidos da parte leste do projeto de cobre e ouro Pedra Branca, que fica a 50 quilômetros da mina Antas North, carro-chefe da mineradora, em Curionópolis (PA). Os recursos foram revisados depois que a companhia incorporou os resultados de uma campanha de sondagem de 1.790 metros.
 
Os novos recursos medidos e indicados de Pedra Branca Leste são de 4,5 milhões de toneladas com teor de 2,8% de cobre e 0,7 grama de ouro por tonelada, para um total de 129 mil toneladas de cobre e 106 mil onças de ouro. Os recursos inferidos são de 2,4 milhões de toneladas, com 2,4% Cu e 0,5 g;/t Au, para 37 mil toneladas de cobre e 27 mil onças de ouro. Os números são de comunicado enviado ao mercado na quinta-feira (26).
 
Na comparação com a última estimativa de recursos minerais de Pedra Branca Leste, realizada em julho do ano passado, houve uma redução de 8% nas toneladas de material e um aumento de 13% no teor de ouro. A concentração de cobre permaneceu a mesma.
 
A Avanco disse que avalia um start-up pré-comercial da mina de Pedra Branca, visando um desenvolvimento antecipado do depósito. Segundo a mineradora australiana, os recursos atualizados correspondem a um “elemento fundamental para o projeto da mina, custos e economia”. A atualização também foi importante, conforme a empresa, para confirmar a localização da área inicial de mineração (box cut).
 
O plano mais otimista da Avanco prevê a primeira extração de minério em Pedra Branca para o segundo ou terceiro trimestres do ano que vem. Após 24 meses de ramp-up, a extração de minério terá uma média de mil toneladas por dia. O material será transportado para a planta de tratamento de Antas, com objetivo de aumentar a produção de cobre da mineradora.
 
Somando as partes leste e oeste, o projeto Pedra Branca tem um total de recursos medidos, indicados e inferidos de 17,67 milhões de toneladas com teor de 2,44% Cu e 0,65 g/t Au para 427 mil toneladas de cobre e 357 mil onças de ouro. A mineradora pretende utilizar a receita obtida em Antas para ajudar na construção do projeto.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS

Royalty: mineradoras recolhem mais CFEM em 2018

5 de abril de 2018

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), considerada o royalty da mineração, totalizou R$ 211 milhões no mês…

LEIA MAIS

IBRAM anuncia posicionamento da mineração sobre mudanças climáticas

18 de outubro de 2021

No encerramento da EXPOSIBRAM 2021, na noite da última 5ª feira (7/10), o diretor do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS