NOTÍCIAS

Bahia irá triplicar para 100 milhões/t movimentação de cargas

29 de janeiro de 2014

Dados foram apresentados nesta terça-feira, pelo secretario James Correia, em evento em Fortalezarn A movimentação dos portos baianos deverá sair dos 36 milhões de toneladas anuais e chegar a 100 milhões

Dados foram apresentados nesta terça-feira, pelo secretario James Correia, em evento em Fortaleza

rn

 A movimentação dos portos baianos deverá sair dos 36 milhões de toneladas anuais e chegar a 100 milhões de toneladas, com a entrada em operação do Porto Sul, em Ilhéus, prevista para 2016. A informação foi dada hoje (28/01), pelo Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, em palestra realizada no Centro de Convenções de Fortaleza, durante o seminário Diálogos Capitais, promovido pela Revista Carta Capital.

rn

“O Governo do Estado fez um esforço nos últimos 7 anos para retomar os investimentos em infraestrutura, o que resultou em investimentos privados que estão hoje na casa de R$ 90 milhões. Mas isso tudo pode ser em vão se o Governo Federal não adotar uma política afirmativa de desenvolvimento regional.  O presidente Lula e a presidenta Dilma trabalharam neste sentido, mas ainda é preciso vencer as resistências, principalmente do Sudeste do País”, afirma James.

rn

Os portos exercem um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento da região Nordeste, por isso, o assunto foi tema de debate no evento que discutiu sobre infraestrutura e logística dos portos para o desenvolvimento da região. O seminário reuniu gestores do Nordeste e importantes especialistas do setor, além do secretário James Correia, marcaram presença no evento o Presidente do Porto de Suape (Pernambuco), Marcio Stefanni Monteiro e o Presidente da Companhia das Docas do Ceará, Paulo André Holanda.

rn

Os terminais do Complexo Porto Sul servirão para escoar toda a produção agrícola do oeste baiano (soja, farelo de soja e milho), além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro. O Terminal de Utilização da Zona de Apoio Logístico, da Sociedade de Propósito Específico (SPE), e o Terminal de Uso Privativo (TUP), da empresa Bahia Mineração, são os primeiros terminais privados na Bahia autorizados pela presidente Dilma Rousseff após a nova legislação portuária brasileira – Lei nº. 12.815, de 5 de junho de 2013. O Porto Sul receberá cerca de R$ 5,6 bilhões de investimentos privados.

rn

 

rn

 

 

Fonte: SICM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

Produção da Vale bate recorde no trimestre

20 de outubro de 2017

O complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS