NOTÍCIAS

B&A Mineração investirá em bioenergia em Minas Gerais

28 de fevereiro de 2013

rnMinas Gerais receberá grande parte dos investimentos da recém-criada B&A Mineração S/A, joint venture entre a AGN Participações, do ex-presidente da Vale S/A Roger Agnelli e o Banco BTG Pactual. A

rn

Minas Gerais receberá grande parte dos investimentos da recém-criada B&A Mineração S/A, joint venture entre a AGN Participações, do ex-presidente da Vale S/A Roger Agnelli e o Banco BTG Pactual.
 
A empresa terá três eixos principais de atuação: mineração, logística e bioenergia. Porém, a principal aposta no momento é na área de fertilizantes, onde o presidente executivo do grupo, Roger Agnelli, acredita que será registrada a maior parte do faturamento futuro da empresa.
 
“Esta área é promissora porque o mundo precisa comer. Há uma necessidade de se multiplicar a proteína e o Brasil é o melhor lugar para se fazer isso, porque é o celeiro do mundo”, afirma Agnelli.
 
De acordo com o CEO da AGN Biocombustíveis, Ivo Lourenço Dias Fouto, a B&A Mineração já desenvolveu um programa de melhoramento genético de um tipo de cana-de-açúcar em uma fazenda em Alagoas.
 
“A área experimental está naquela região em função das condições climáticas. Mas cultivaremos a cana no Estado”, diz. O executivo explica que a nova cultura será capaz de gerar a mesma quantidade de biomassa com um quarto da área destinada ao plantio de eucalipto.
 
Segundo ele, a geração de energia se dará por meio da queima do bagaço, transformação do insumo em carvão vegetal e produção de combustível. Fouto disse que o combustível atenderá o setor de aviação.
 
“Além de cultivar a nova espécie em Minas, está nos planos da B&A a construção de uma refinaria”, afirmou. Ele disse ainda que o carvão vegetal será destinado às usinas de gusa instaladas em Minas e no Maranhão.
 
Por ano, a empresa espera investir entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões na área de desenvolvimento.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Canal Jornal da Bioenergia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS