BHP e Rio Tinto devem reportar sólida produção no trimestre
15 de outubro de 2012
rnMELBOURNE, 15 OUT – A BHP Billiton e a Rio Tinto estão prontas para reportar nesta semana uma sólida produção de minério de ferro para o último trimestre.rnMas os preços e o custo vã
rn
MELBOURNE, 15 OUT – A BHP Billiton e a Rio Tinto estão prontas para reportar nesta semana uma sólida produção de minério de ferro para o último trimestre.
rn
Mas os preços e o custo vão ser as maiores preocupações para as mineradoras, uma vez que até a divisão mais lucrativa delas está sendo afetada pela demanda chinesa mais lenta.
rn
Os relatórios de produção da BHP, a maior mineradora do mundo, e a Rio Tinto, a terceira maior, vão ser monitorados de perto por sinais de como o consumo mais fraco de aço na China está influenciando na demanda por commodities como minério de ferro e carvão.
rn
A demanda mais fraca por recursos está gerando preocupações de que o boom da mineração de uma década na Austrália esteja vacilando. A BHP e a Rio Tinto têm cortado postos de trabalho nos últimos meses, fechado minas de carvão, reduzido expansões, vendido ativos e recuado nos gastos.
rn
A principal preocupação dos investidores é de como as companhias vão lidar com margem de lucros para o minério de ferro, dado que elas estão entre as produtoras de menor custo e vão continuar cavando o que puderem, disseram acionistas e analistas.
rn
“O maior desafio é gerenciar os custos. Não é uma questão de volumes”, disse Ric Ronge, gerente de portfólio da Pengana Capital, que possui ações da Rio Tinto e da BHP.
rn
A Rio Tinto, segunda maior produtora de minério de ferro após a Vale, e a Fortescue Metals Group (quarta maior do mundo) devem divulgar seu relatório de produção trimestral na terça-feira, com a BHP reportando seus dados no dia seguinte. A Vale também anuncia sua produção na quarta-feira.
rn
Apesar da recuperação de 34 por cento nos preços do minério de ferro ante uma mínima de 87 dólares por tonelada em setembro, os preços continuam mais de 20 por cento abaixo da máxima deste ano.
rn
“Dada a volatilidade no último trimestre, os investidores vão olhar os comentários das companhias sobre as atuais condições do mercado, particularmente para as matérias-primas do aço”, disse Rob Craigie, analista da corretora FW Holst.
rn
A Fortescue deve fornecer o cenário mais claro sobre as condições do mercado, uma vez que é a única das três mineradoras que dará coletiva após seu relatório de produção.
rn
Analistas preveem que a produção da Rio Tinto se mantenha dentro do guidance de 250 milhões de toneladas para o ano calendário de 2012.
rn
Fonte: O Estado de S. Paulo