A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver maneiras de utilizar os sistemas biológicos e recursos naturais, com investimento em novas tecnologias, com o intuito de impulsionar a bioeconomia. Assim, é possível adotar práticas mais sustentáveis, visando atingir as metas estabelecidas na Agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O PodMinerar desta 3.ª feira, 31 de janeiro, recebeu o sociólogo, mestre em geopolítica e sócio da Humana, Bruno Gomes, para um bate-papo sobre a bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da região amazônica. O especialista apresentou um panorama da bioeconomia na Amazônia, como os governos podem ajudar nessa questão, com novas políticas públicas, além da contribuição do setor mineral a esse processo, a necessidade de investimentos em tecnologia e mão de obra e as tendências do setor de bioeconomia para os próximos anos.
Bruno Gomes também destacou a Conferência Internacional Amazônia & Bioeconomia, a ser organizada pelo IBRAM, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, em Belém (PA). O evento será uma oportunidade para players e especialistas debateram sobre a contribuição da indústria mineral para a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
O PodMinerar é mais um canal de comunicação do IBRAM para disseminar um amplo debate sobre o futuro da mineração e a mineração do futuro. Os episódios são lançados toda 3.ª-feira, às 17h, nas plataformas de áudio digital, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, Google Podcast e no site do IBRAM.
Conferência Internacional Amazônia & Bioeconomia
O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, durante a EXPOSIBRAM 2023, em Belém (PA). É uma oportunidade de apresentar como a mineração empresarial tem se esforçado para elevar o potencial para contribuir à conservação da biodiversidade da Amazônia, por meio de uma gestão responsável e desenvolvimento social nos territórios mineradores.
Especialistas e players globais debaterão sobre o tema visando contribuir para a construção de políticas públicas que promovam o estímulo e a viabilização da bioeconomia como alternativa econômica na Amazônia.
As inscrições serão abertas em breve no site: https://ibram.org.br/evento/conferencia-internacional-amazonia-bioeconomia/
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…
LEIA MAISA Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…
LEIA MAIS“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…
LEIA MAIS