NOTÍCIAS

BOLIDEN ATUALIZA MINA DE ZINCO NA SUÉCIA

6 de novembro de 2017

A Boliden está na vanguarda de uma transformação global em que empresas de mineração exploram grandes quantidades de dados que são processados e analisados para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Os avanços em Garpenberg, no entanto, são apenas o início na exploração dessas novas tecnologias. As minas totalmente automatizadas ainda estão para chegar. “Temos um caminho a percorrer. Existe uma grande possibilidade de trabalhar 24 horas por dia com mais automação”, disse Jenny Gotthardsson, gerente-geral da Garpenberg.

Ao norte de Garpenberg, em outras minas de Boliden, a Volvo abre novos caminhos ao testar caminhões autônomos subterrâneos, além da Ericsson, que instalou a tecnologia móvel 5G de ponta em um teste-piloto.

A mineração é um dos últimos setores a usar o aumento no poder de processamento de computadores, armazenamento de dados em nuvem e algoritmos complexos para dar sentido a enormes quantidades de informações coletadas a cada segundo, o que é rotina nos negócios de varejo e fábricas.

Notícias de Mineração Brasil

A mudança poderia beneficiar a indústria e seus acionistas em até US$ 373 bilhões em 2025, de acordo com a consultoria McKinsey. “Esse valor é basicamente resultado da melhora dos processos atuais com a geração atual de equipamentos”, diz Richard Sellschop, associado da McKinsey.

A estimativa inclui maior produção e custos mais baixos para aumentar os lucros das empresas de mineração, mas também um impacto fenomenal em fabricantes de equipamentos de mineração, na arrecadação de royalties e consumidores que se beneficiarão de menores custos de matérias-primas.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS

Produção da Vale bate recorde no trimestre

20 de outubro de 2017

O complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS