NOTÍCIAS

Bolívia analisa estatização de importante mina

9 de julho de 2012

rnO presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou no domingo a intenção de seu governo de estatizar a mina Mallku Khota, localizada no sudoeste do país, segundo a estatal Agência Boliviana de Informação

rn

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou no domingo a intenção de seu governo de estatizar a mina Mallku Khota, localizada no sudoeste do país, segundo a estatal Agência Boliviana de Informação (ABI). A mina é controlada pela canadense South American Silver.

rn

rn

rn(AP Photo/Juan Karita)O presidente da Bolívia, Evo Morales

rn

 

rn

“Nacionalização é nossa obrigação”, afirmou Morales. A região da mina teve uma semana violenta, com enfrentamentos entre grupos favoráveis e contrários à empresa estrangeira que opera o empreendimento. Foram feitos sete reféns, já liberados, e duas pessoas morreram na violência, entre elas um policial.

rn

Mallku Khota é uma das minas mais importantes no mundo para a extração de índio e irídio.

rn

Morales disse que as posições oscilantes entre os grupos contrários deixam o governo em estado de indecisão no caso. Segundo ele, no momento em que as forças se colocarem de acordo o governo solucionará o impasse, informou a ABI.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas do IBRAM participam do Brazil Lithium & Critical Minerals Summit 2025 em Belo Horizonte

6 de junho de 2025

As gerentes de Sustentabilidade, Cláudia Salles, e de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, e a coordenadora de Assuntos Associativos e…

LEIA MAIS

Avanços na legislação do ouro geram segurança e contrapartidas socioambientais

24 de julho de 2023

De acordo com especialistas na área, o avanço em programas que contribuem na luta contra o garimpo ilegal e que…

LEIA MAIS

Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS