NOTÍCIAS

Bolivia revoga outra concessão mineral e a entrega a uma estatal

6 de agosto de 2012

rnO governo da Bolívia baixou na quinta-feira um decreto revogando formalmente uma autorização dada à Compañia Minera Malku Khota, subsidiária da júnior canadense South American Silver Corp. (SAS), afi

rn

O governo da Bolívia baixou na quinta-feira um decreto revogando formalmente uma autorização dada à Compañia Minera Malku Khota, subsidiária da júnior canadense South American Silver Corp. (SAS), afirmando que nenhum contrato foi assinado com esta mineradora. Em junho, um grupo de índios sequestrou sete pessoas, incluindo cinco empregados do projeto em questão (também chamado Malku Khota, com jazidas de prata, irídio e gálio), em meio a um conflito que terminou com a morte de um indígena. Na época, discutia-se o apoio da tribo ayllus ao projeto, com a SAS dizendo que “a maioria dos índios era favorável mas uma pequena facção deles se opõe, afirmando que a mineradora é um obstáculo aos esforços próprios para extrair ouro”.

rn

Agora as autorizações serão dadas à estatal boliviana Comibol, depois de a SAS ter conduzido estudos ao longo de anos, e que concluíram que as reservas de prata e irídio em Malku Khota têm valor estimado de US$ 2 bilhões.

rn

 

Fonte: O Geólogo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



10º CBMINA: inscreva seu trabalho técnico até 25 de janeiro

10 de dezembro de 2020

Evento reforça interação entre mineradoras e universidades em prol de futuro mais sustentável do setor As inscrições para a submissão…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS