NOTÍCIAS

BOMBEAMENTO E SELAGEM DA METSO MELHORAM PRODUTIVIDADE DE MINERADORA EM MG

10 de dezembro de 2015

A Itaminas, de Sarzedo (MG), utiliza, há dois anos, bombas seladas com a tecnologia Expeller da Metsoimplantou o sistema de adotou a tecnologia de selagem Expeller, da Metso.

A Itaminas, de Sarzedo (MG), utiliza, há dois anos, bombas seladas com a tecnologia Expeller da Metsoimplantou o sistema de adotou a tecnologia de selagem Expeller, da Metso, que não usa água e tem alto desempenho energético e operacional. Com a tecnologia de selagem da empresa finlandesa, a mineradora aumentou a durabilidade e diminuiu o tempo de manutenção das bombas.

As bombas modelo HM250, da Metso, precisam de uma hora para serem montadas ante quatro horas exigidas pelos equipamentos adotados anteriormente pela Itaminas. O equipamento, segundo a empresa, também é mais resistência à abrasividade, fator que resultou no aumento da durabilidade das bombas de três para nove meses.

“O sistema de bombeamento do rejeito está funcionando há mais de dois anos, sem apresentar qualquer falha”, afirma Esley Cardoso, responsável pela manutenção mecânica da Itaminas.

Segundo ele, o projeto, desenvolvido pela mineradora em parceria com a Metso, também mudou a cultura dos serviços da Itaminas. O estoque de peças e componentes passou a ser consignado e as duas empresas estabeleceram uma dinâmica de pós-venda com frequência quinzenal.

“Hoje, pagamos somente pelas peças efetivamente usadas e, como a carga horária de manutenção foi reduzida, pudemos direcionar a equipe para outras tarefas”, disse Cardoso.

Para Guilherme Almeida, técnico da Metso responsável pelo produto na Itaminas, o pós-venda estabelecido envolve o acompanhamento mensal do estoque e a sugestão de melhorias que garantam a operação sem falhas. “Tecnicamente, a selagem Expeller reduziu os custos, em função de dispensar o uso de água, recurso caro e escasso”, disse.

A segurança do bombeamento também foi mantida pela estrutura que envolve duas bombas HM250 para cada tanque, funcionando em paralelo, e uma terceira, do mesmo modelo, como reserva e já instalada.

Em caso de problemas, a substituição é feita imediatamente, por meio da troca do mangote da alimentação, sem parar o processo. As informações são da assessoria de imprensa da Metso.

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas falam sobre a importância da diversificação econômica em cidades mineradoras no PodMinerar

21 de junho de 2023

Diversificar e movimentar a economia de cidades mineradoras é muito importante para uma melhor saúde financeira desses locais. Nesse sentido,…

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti aprimora frota de subsolo

14 de janeiro de 2019

Dois novos jumbos, com investimento de R$ 10 milhões, foram adquiridos para operações de Minas Gerais Cerca de R$ 10…

LEIA MAIS