NOTÍCIAS

Bosch apresenta soluções para mineração durante congresso internacional

18 de outubro de 2016

Melhorar a produtividade, proporcionar mais segurança e redução de custos, além de estimular a sustentabilidade são os pilares da Bosch

Melhorar a produtividade, proporcionar mais segurança e redução de custos, além de estimular a sustentabilidade são os pilares da Bosch para contribuir de forma eficiente com os desafios e tendências do setor de mineração no Brasil. Com esta proposta é que a empresa, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, apresentará suas soluções integradas durante a 24ª edição do World Mining Congress (WMC), que ocorre de 18 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro.
 
O segmento de mineração é estratégico para a Bosch no Brasil, por isso a empresa conta com um amplo portfólio voltado para suprir as demandas. "Temos produtos focados no desenvolvimento do mercado de mineração e que vão de encontro com os principais pontos a serem superados, como segurança no trabalho, aumento da produtividade, economia operacional, automação, eficiência energética e redução das emissões. Além, é claro, da busca por mão de obra especializada", destaca Alberto Abdu, responsável por desenvolvimento de novos negócios em mineração e siderurgia na Bosch Brasil.
 
Soluções inovadoras
 
Dentre os destaques das soluções Bosch está a Válvula Guilhotina, um equipamento para isolamento de silos e chutes minerais com atuação de um ou dois obturadores acionados por um sistema hidráulico inteligente, que garante a interrupção do fluxo de minério em qualquer situação de operação. Com acionamento automatizado, remoto ou local, esta tecnologia controla o fluxo de minerais e elimina qualquer intervenção humana em locais de elevado risco à vida dos operadores.
 
A válvula guilhotina já é utilizada no mercado nacional como uma alternativa moderna e eficaz aos processos manuais. Esta solução, desenvolvida pela Bosch em parceria com a Blue Ocean Engineer, reduz significativamente o tempo de parada dos processos e os riscos de acidentes, preservando a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e ainda os libera para processos mais estratégicos e relevantes da operação.
 
Portfólio para diferentes frentes de trabalho
 
Com enfoque na segurança, por exemplo, a empresa possui sistemas para o monitoramento de todas as áreas e processos, o que permite detectar imediatamente emergências, incêndios ou ameaças, favorecendo a evacuação do local de forma ágil. Adicionalmente, a Bosch também desenvolveu um sistema de gestão das instalações que integra as soluções de proteção, segurança e comunicação de todas as áreas da mina.
 
A empresa também oferece sistemas de acionamento e controle hidráulico, utilizados principalmente em operações de perfuração, rotação, britagem e transporte. Além disso, possui ainda soluções térmicas de alta eficiência para o aquecimento de água e/ou geração de vapor para uso em diversas áreas da mina incluindo o processo produtivo.
 
A Bosch tem à disposição dos profissionais do segmento ferramentas elétricas convencionais e produtos movidos a bateria de íons de lítio, que possibilitam trabalhos em locais de difícil acesso ou sem alimentação da rede elétrica.
 
Com foco na conectividade, a empresa já iniciou trabalhos em parceria com suas divisões de negócios e junto aos clientes com a finalidade de agregar valor e novas tecnologias a toda cadeia produtiva por meio da Internet das Coisas (IoT), o que permitirá o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações nas mineradoras. "A interconectividade de produtos, dispositivos, serviços e maquinários resultará na criação de redes de produção inteligentes e que podem funcionar de forma autônoma", explica Abdu.
 
Palestra técnica
 
Além de estar presente na área de exposição do congresso, a Bosch também ministrará uma palestra técnica sobre suas inovações para a área de mineração. A apresentação está marcada para o dia 19 de outubro (quarta-feira), das 15h às 16h30.
 
Mais informações – www.bosch.com.br.
 
Serviço
 
World Mining Congress
 
Data: 18 a 21 de outubro
 
Horário: Congressos – a partir das 8h30 e Exposição – 13h às 21h
 
Local: Centro de Convenções SulAmérica – Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro-RJ (acesso pela Rua Beatriz Larragoiti Lucas)
 
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até 13 de abril

5 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

IBRAM lança pesquisa para atualizar Guia para Planejamento de Fechamento de Mina

24 de julho de 2023

O planejamento do fechamento de uma mina é questão estratégica para as mineradoras. Além dos aspectos relativos à segurança, estabilidade…

LEIA MAIS