O Brasil iniciou sua escalada na indústria da mineração por volta da década de 1940, ainda durante a 2ª Guerra Mundial, afirma o diretor de assuntos minerários do Instituto Brasileiro de Mineração
rn
O Brasil iniciou sua escalada na indústria da mineração por volta da década de 1940, ainda durante a 2ª Guerra Mundial, afirma o diretor de assuntos minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Marcelo Tunes. “Tinha muito minério de ferro na região de Itabira (MG), com alto teor contido”, destaca Tunes.
Ele explica ainda que, na mesma época, houve um trabalho conjunto entre o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o departamento geológico norte-americano para detectar jazidas no chamado Quadrilátero Ferrífero (MG).
rn
Já na década de 1970, afirma Tunes, o Brasil começou a despontar como um importante player global da mineração. “O País exportou muito para países como o Japão”, afirma.
rn
Segundo o diretor do Ibram, a descoberta de Carajás (PA) foi feita ainda em meados de 1960. Hoje, a região é considerada uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo.
rn
rn
rn
Fonte: Diário Comércio Indústria e Serviços
Inscrições no Programa Mining Experience devem ser feitas on-line e os selecionados começam a trabalhar ainda neste ano A AngloGold Ashanti está…
LEIA MAISCom o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABSM)…
LEIA MAIS