A inovação é resultado de uma parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), associada do Instituto, a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Inovação demonstra importância dos minerais críticos para descarbonizar o setor de transportes.
Nesta quarta-feira (19), o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve presente à solenidade de apresentação do protótipo pioneiro de um ônibus elétrico em Araxá-MG. Equipado com uma bateria de íons de lítio com nióbio, este veículo representa uma inovação significativa na indústria automotiva mundial. Jungmann foi acompanhado pelo vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, e pelo diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.
A apresentação é resultado de uma colaboração entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. O grande diferencial deste ônibus é sua tecnologia de recarga ultrarrápida, que permite alcançar a autonomia máxima do veículo em apenas 10 minutos. O evento marcou o início das operações reais da CBMM, com o ônibus operando diariamente em uma rota fixa, com recarga no início ou fim do trajeto.
“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, afirmou o CEO da CBMM, Ricardo Lima.
Raul Jungmann diz que a inovação apresentada pela companhia destaca a importância da mineração para a descarbonização dos transportes, via a eletrificação. Ele parabenizou a CBMM por esta “revolução, que traz para o Brasil uma vantagem extraordinária de uma tecnologia desenvolvida aqui. Fica absolutamente claro e demonstrado que temos muito potencial, não apenas em termos minerais, mas também em termos de tecnologia e de investimento em recursos tecnológicos e humanos”. Essa inovação tecnológica, disse, “vai virar de ponta cabeça o mercado dos ônibus e dos caminhões elétricos do mundo”.
A cerimônia também contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania), o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mnas Gerais na Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Passalio, o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, entre outras autoridades.
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…
LEIA MAISPor Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…
LEIA MAIS