NOTÍCIAS

Brasil lança ônibus elétrico com bateria de nióbio que carrega em 10 minutos

19 de junho de 2024

A inovação é resultado de uma parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), associada do Instituto, a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Inovação demonstra importância dos minerais críticos para descarbonizar o setor de transportes.

 Nesta quarta-feira (19), o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve presente à solenidade de apresentação do protótipo pioneiro de um ônibus elétrico em Araxá-MG. Equipado com uma bateria de íons de lítio com nióbio, este veículo representa uma inovação significativa na indústria automotiva mundial. Jungmann foi acompanhado pelo vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, e pelo diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.

A apresentação é resultado de uma colaboração entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. O grande diferencial deste ônibus é sua tecnologia de recarga ultrarrápida, que permite alcançar a autonomia máxima do veículo em apenas 10 minutos. O evento marcou o início das operações reais da CBMM, com o ônibus operando diariamente em uma rota fixa, com recarga no início ou fim do trajeto.

Brasil lança ônibus elétrico com bateria de nióbio que carrega em 10 minutos

Cerimônia de lançamento do ônibus elétrico com bateria de nióbio que carrega em 10 minutos – crédito: divulgação

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, afirmou o CEO da CBMM, Ricardo Lima.

Raul Jungmann diz que a inovação apresentada pela companhia destaca a importância da mineração para a descarbonização dos transportes, via a eletrificação. Ele parabenizou a CBMM por esta “revolução, que traz para o Brasil uma vantagem extraordinária de uma tecnologia desenvolvida aqui. Fica absolutamente claro e demonstrado que temos muito potencial, não apenas em termos minerais, mas também em termos de tecnologia e de investimento em recursos tecnológicos e humanos”. Essa inovação tecnológica, disse, “vai virar de ponta cabeça o mercado dos ônibus e dos caminhões elétricos do mundo”.

Brasil lança ônibus elétrico com bateria de nióbio que carrega em 10 minutos

Raul Jungmann e Fernando Azevedo e Silva durante cerimônia na sede da CBMM – crédito: divulgação

A cerimônia também contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania), o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mnas Gerais na Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Passalio, o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, entre outras autoridades.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Presidente do IBRAM visita montadora BYD, na China, e empresa vê interesse nos minérios do Brasil

11 de janeiro de 2024

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…

LEIA MAIS

Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS