NOTÍCIAS

Brasil quer aumentar para 6% a participação do setor minerador no PIB

18 de outubro de 2016

O ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, participou da abertura do 24º World Mining Congress (WMC 2016)

O ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, participou da abertura do 24º World Mining Congress (WMC 2016), no Rio de Janeiro (RJ), nesta terça-feira (18/10). Para ele, o evento é um marco na retomada do crescimento da economia brasileira, ao reunir grandes players internacionais de um setor estratégico para o desenvolvimento do país.
 
Pedrosa desafiou o setor a aumentar de 4% para 6% sua participação no PIB brasileiro nos próximos anos. “Para isso temos de diversificar e agregar valor à produção”, disse. “E as mineradoras não podem ter medo da agenda ambiental”, acrescentou.
 
Segundo Pedrosa, existe um consenso de que o modelo anterior para a indústria de mineração, baseada em intervenção estatal, não deu certo.  “O momento é de reconstruir o setor”, disse. “A mineração serviu de laboratório para o modelo intervencionista, e sofreu com isso. Por outro lado, deve ser um dos primeiros setores a se levantar com a retomada da economia”, disse.
 
Pedrosa afirmou ainda que o governo brasileiro não pode ser mais um obstáculo para o setor. “Há 90 mil processos de outorga parados”, afirmou. Ele defende um novo papel para o setor público em relação à indústria: “temos de ser protagonistas na atração de investimentos, oferecendo confiança e estabilidade regulatória às empresas”.
 
Ministro interino de Minas e Energia,  Paulo Pedrosa  – Crédito: Hans Georg/Argosfoto
 
IBRAM
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS