NOTÍCIAS

Brasileiro vence competição internacional de aço

12 de abril de 2016

O desafio era produzir um aço experimental com aplicação na indústria automotiva, contendo níquel, crômio e molibdênio, com o menor custo possível, usando um simulador de forno elétrico a arco

O engenheiro metalúrgico Marcos Daniel Gouveia Filho, empregado da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), foi o vencedor da categoria Indústria do steelChallenge, organizado pela World Steel Association (WSA). O desafio era produzir um aço experimental com aplicação na indústria automotiva, contendo níquel, crômio e molibdênio, com o menor custo possível, usando um simulador de forno elétrico a arco (EAF, na sigla em inglês).
 
O steelChallenge foi disputado nas categorias Indústria, para profissionais do mercado, e Estudante, participantes de universidades. Essa última foi vencida pelo sul-coreano Eonseung Lee, da Universidade Nacional de Kyungpook. A décima edição do campeonato foi realizada hoje (11) em Londres, na Inglaterra.
 
O brasileiro é engenheiro metalúrgico da CSP, uma joint-venture entre Vale, Posco e Dongkuk Steel, da Coreia do Sul. “Participar do steelChallenge foi uma experiência muito emocionante. Eu aprendi muitas coisas que serão ótimas para o progresso da minha carreira”, afirmou Filho.
 
Segundo a WSA, foram cerca de mil participantes de 136 universidades e 44 empresas, de 40 países diferentes. As competições regionais foram realizadas em janeiro deste ano. No total, os participantes realizaram mais de 34 mil simulações para os trabalhos do steelChallenge, de acordo com a associação.
 
Foram seis finalistas de cada categoria. Na parte de Indústria, além do brasileiro, havia engenheiros da Gerdau, na Espanha; da Baosteel, na China; e três empregados da Posco, da Coreia do Sul, que é sócia da Vale na CSP. A categoria Educação tinha o brasileiro Ruy José Feijó Alves, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membros de faculdades da Alemanha, China e Coreia do Sul.
 
“Foi ótimo se reunir com todos meus companheiros competidores de todo o mundo e muitos líderes do setor siderúrgico. Foi uma grande competição e eu estou orgulho por ter vencido”, afirmou Lee, vencedor da categoria Educação.
 
O steelChallenge, organizado pela WSA, teve como parceiros e patrocinadores grandes empresas como Tata Steel, Nucor, Tenaris, China Steel e Ternium, que pertence ao grupo Techint, que é um dos sócios controladores da Usiminas.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS

Mining Hub celebra 4 anos de atuação com resultados positivos para o setor mineral

26 de janeiro de 2023

O Mining Hub realizou, na última terça-feira, 24, a Retrospectiva da Inovação, quando foram apresentados os resultados alcançados referente à inovação durante…

LEIA MAIS