NOTÍCIAS

Brazil Minerals dá início à venda de areia industrial em Duas Barras

3 de fevereiro de 2015

A Brazil Minerals começou a vender areia industrial de alta qualidade extraída da mina de ouro e diamante Duas Barras, em Minas Gerais. De acordo com comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (2), os clientes da mineradora compr

A Brazil Minerals começou a vender areia industrial de alta qualidade extraída da mina de ouro e diamante Duas Barras, em Minas Gerais. De acordo com comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (2), os clientes da mineradora compram a areia na mina para revender a empresas de construção civil da região. A Brazil Minerals não tem custos para extrair o produto.

rn

A mineradora disse que aumentou suas estimativas de volume de areia disponível em Duas Barras de 200 mil toneladas para 454,81 mil toneladas. O crescimento de 127% nos recursos foi feito com base em estimativas topológicas. A região da mina mais rica no produto, que é operada pela subsidiária integral Mineração Duas Barras (MDB), fica próxima à planta de processamento de ouro e diamante.

rn

A Brazil Minerals disse que possui outras áreas ricas em areia industrial de alta qualidade que não foram incluídas na estimativa de 454,81 mil toneladas. A areia é um coproduto da produção de ouro e diamante.

rn

A mineradora disse que a recuperação de areia pode ser reabastecida continuamente ou de tempos em tempos. A planta de recuperação da Brazil Minerals em Duas Barras pode processar em plena capacidade 80 toneladas de cascalho por hora e, trabalhando em turnos de 8 horas, processa 640 toneladas de cascalho.

rn

Segundo a Brazil Minerals, aproximadamente 36% das 640 toneladas de cascalho, o equivalente a 230 toneladas, são de areia, que, depois do processamento, é colocada no compartimento de recuperação.

rn

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) aprovou em 16 de janeiro o novo plano de lavra da MDB para a exploração de areia em Duas Barras. O plano de aproveitamento econômico da jazida é referente ao processo 806.569/1977, para diamante, ouro e diamante industrial, que pertence à MDB e fica no município de Olhos-D’água (MG). O relatório de pesquisa para nova substância foi aprovado e o novo plano de lavra publicado pelo DNPM.

rn

Em dezembro do ano passado, a Brazil Minerals informou que recebeu uma proposta de US$ 200 mil para vender a areia extraída em Duas Barras. Na época, a mineradora disse que esse contrato indicava o potencial para se capitalizar por meio de um recurso escasso e que a mineradora possui em abundância.

rn

Além da mina Duas Barras, que fica a 130 quilômetros de Diamantina (MG), a Brazil Minerals é proprietária de direitos minerários em Borba, área com potencial de ouro no Amazonas. A mineradora obteve, em setembro do ano passado, junto à Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), a licença ambiental para extrair e comercializar areia em Duas Barras.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

Diretor do IBRAM debate sobre direito minerário e destaca importância do fortalecimento da ANM

22 de julho de 2022

Especialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…

LEIA MAIS

Especialistas falam sobre a importância da diversificação econômica em cidades mineradoras no PodMinerar

21 de junho de 2023

Diversificar e movimentar a economia de cidades mineradoras é muito importante para uma melhor saúde financeira desses locais. Nesse sentido,…

LEIA MAIS