Brazil Minerals obtém Guia de Utilização para nova área de ouro e diamante em MG
20 de abril de 2016
A empresa norte-americana, liderada pelo brasileiro Marc Fogassa, disse que os trabalhos de escavação estão previstos para começar ainda nesta terça-feira
A RST Recursos Minerais, subsidiária na qual a Brazil Minerals possui 50% de participação, obteve hoje (19) a Guia de Utilização para uma nova área de ouro e diamante da mineradora em Olhos D'Água (MG). A empresa norte-americana, liderada pelo brasileiro Marc Fogassa, disse que os trabalhos de escavação estão previstos para começar ainda nesta terça-feira.
A GU foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje pela Superintendência de Minas Gerais do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A guia é referente ao processo 802.267/1977 e prevê a movimentação de 17.600 toneladas por ano de cascalho diamantífero e minério de ouro. A guia vale até 10 de julho de 2019 e é prorrogável.
“A BMIX pretende começar hoje o processo de escavação e remoção do cascalho diamantífero e aurífero desse nova área. Todas as operações são a céu aberto. Pode demorar aproximadamente dez dias para alcançar, com segurança, o nível entre 12 e 15 metros abaixo do solo em que esse tipo de cascalho foi identificado”, disse a mineradora no comunicado enviado ao mercado nesta terça.
Segundo a Brazil Minerals, serão necessários mais cinco dias para escavar e transportar a quantidade de material necessária para a planta de processamento da mineradora e começar o processo de recuperação de ouro e diamante. A empresa espera registrar a primeira produção proveniente dessa nova área no início de maio e gerar fluxo de caixa com vendas logo após.
O carro-chefe da Brazil Minerals é a mina de ouro e diamante Duas Barras, operada pela subsidiária integral Mineração Duas Barras (MDB) e localizada também em Olhos D'Água (MG). A empresa também extrai areia nesse empreendimento. Além da MDB, a mineradora norte-americana tem 50% da RST Recursos Minerais e 100% das empresas BMIX Participações e Hércules Brasil, que tem uma planta para produção de argamassa.
Notícias de Mineração Brasil