NOTÍCIAS

Brazil Minerals vai adquirir novas áreas de manganês no Brasil

28 de junho de 2016

A companhia mencionou a localização e formação geológica favoráveis; boa logística de transporte; e o fato de que o manganês é usado para baterias e aço

A Brazil Minerals informou nesta segunda-feira (27) que está perto de adquirir novas áreas de manganês no país por meio de uma nova subsidiária integral. A mineradora norte-americana, que produz ouro e diamante em Minas Gerais e tem um projeto de ouro no Amazonas, não informou onde ficam os direitos de manganês, mas disse que já está em estágio final nas conversas com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
 
Segundo a Brazil Minerals, os direitos minerários que vão ser obtidos junto ao DNPM possuem vários fatores que atraíram a empresa. A companhia mencionou a localização e formação geológica favoráveis; boa logística de transporte; e o fato de que o manganês é usado para baterias e aço.
 
Para facilitar o processo de possíveis transações com grupos dedicados a metais não preciosos, a mineradora canadense usa uma nova subsidiária integral brasileira para deter os direitos minerários de manganês no país. A Brazil Minerals não mencionou o nome da nova empresa, assim como não deu detalhes da localização do possível novo projeto.
 
“A companhia reconhece que, apesar de já ter as mãos cheias”, em referência à mina de ouro, diamante e areia, Duas Barras, e ao projeto de ouro Borba, que “continua informada de situações especiais e de alto impacto que podem surgir de tempos em tempos”, disse em comunicado enviado hoje (27) ao mercado.
 
Caso a Brazil Minerals comece a pesquisar e, posteriormente, produzir manganês, se tornará concorrente da Vale e da Brazil Manganese Corporation (BMC). A Vale produz por meio da Vale Manganês e da Mineração Corumbaense Reunida (MCR) no Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A BMC é uma joint venture entre Cancana Resources e Ferrometals e produz manganês em Rondônia.
 
O carro-chefe da Brazil Minerals é a mina de ouro, diamante e areia Duas Barras, em Olhos D'Água (MG), operada pela subsidiária integral Mineração Duas Barras. A mineradora tem ainda 50% da RST Recursos Minerais e a totalidade da Hercules Brasil, que produz materiais para o setor de construção.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Vale promove jornada de Inteligência Artificial para atrair estudantes à carreira de cientista de dados

21 de outubro de 2020

A Vale vai promover uma Jornada de Introdução à Inteligência Artificial com o objetivo de divulgar a carreira de cientista…

LEIA MAIS