Brazil Minerals vai adquirir novas áreas de manganês no Brasil
28 de junho de 2016
A companhia mencionou a localização e formação geológica favoráveis; boa logística de transporte; e o fato de que o manganês é usado para baterias e aço
A Brazil Minerals informou nesta segunda-feira (27) que está perto de adquirir novas áreas de manganês no país por meio de uma nova subsidiária integral. A mineradora norte-americana, que produz ouro e diamante em Minas Gerais e tem um projeto de ouro no Amazonas, não informou onde ficam os direitos de manganês, mas disse que já está em estágio final nas conversas com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Segundo a Brazil Minerals, os direitos minerários que vão ser obtidos junto ao DNPM possuem vários fatores que atraíram a empresa. A companhia mencionou a localização e formação geológica favoráveis; boa logística de transporte; e o fato de que o manganês é usado para baterias e aço.
Para facilitar o processo de possíveis transações com grupos dedicados a metais não preciosos, a mineradora canadense usa uma nova subsidiária integral brasileira para deter os direitos minerários de manganês no país. A Brazil Minerals não mencionou o nome da nova empresa, assim como não deu detalhes da localização do possível novo projeto.
“A companhia reconhece que, apesar de já ter as mãos cheias”, em referência à mina de ouro, diamante e areia, Duas Barras, e ao projeto de ouro Borba, que “continua informada de situações especiais e de alto impacto que podem surgir de tempos em tempos”, disse em comunicado enviado hoje (27) ao mercado.
Caso a Brazil Minerals comece a pesquisar e, posteriormente, produzir manganês, se tornará concorrente da Vale e da Brazil Manganese Corporation (BMC). A Vale produz por meio da Vale Manganês e da Mineração Corumbaense Reunida (MCR) no Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A BMC é uma joint venture entre Cancana Resources e Ferrometals e produz manganês em Rondônia.
O carro-chefe da Brazil Minerals é a mina de ouro, diamante e areia Duas Barras, em Olhos D'Água (MG), operada pela subsidiária integral Mineração Duas Barras. A mineradora tem ainda 50% da RST Recursos Minerais e a totalidade da Hercules Brasil, que produz materiais para o setor de construção.
Notícias de Mineração Brasil