NOTÍCIAS

Burkina Faso espera que mineração dobre sua contribuição para o PIB

28 de setembro de 2012

rnO governo de Burkina Faso está apostando alto no papel do setor mineral no desenvolvimento do país, esperando que sete novas minas e um código mineral “melhorado” ajudem a dobrar a contribui&cced

rn

O governo de Burkina Faso está apostando alto no papel do setor mineral no desenvolvimento do país, esperando que sete novas minas e um código mineral “melhorado” ajudem a dobrar a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos anos. “O novo código mineral – uma reforma da lei de 2003, e que deve ser votado pelo Congresso até o final do ano – beneficiará de forma igual o governo e as mineradoras”, disse nesta quinta-feira o ministro de Minas da nação africana, Salif Lamoussa Kabora.

rn

Segundo o ministro, a mineração atualmente contribui com 12,7% para o PIB de Burkina Faso, que hoje está em torno de US$ 10 bilhões. Segundo ele, esse percentual dará um salto com a abertura do oitavo projeto mineral, no fim de 2012, e de outras seis minas nos próximos anos. “Se olhar as projeções, com 14 minas o setor deve responder por entre 20% e 25% do PIB. Esta é nossa meta”, disse Kabora.

rn

 

Fonte: O Geólogo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS