NOTÍCIAS

Cade aprova acordo de potassa fechado entre Vale e Petrobras

9 de julho de 2012

rnO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na última quarta-feira o acordo entre a Vale e a Petrobras para que a primeira continue a explorar uma área de potassa pertencente à segunda, no estado de Sergi

rn

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na última quarta-feira o acordo entre a Vale e a Petrobras para que a primeira continue a explorar uma área de potassa pertencente à segunda, no estado de Sergipe. A parceria envolve investimentos em torno de US$ 4 bilhões na produção do componente de fertilizantes; segundo um porta-voz do Cade, o órgão aprovou o acordo sem impor qualquer restrição.

rn

Em fevereiro, a Vale anunciou a assinatura de um contrato de arrendamento por 30 anos de ativos de potassa das áreas de Taquari-Vassouras e Carnalita, pertencentes à Petrobras, em Sergipe. Atualmente, a mineradora produz cerca de 600 mil toneladas de potassa por ano em Taquari-Vassouras, hoje a única mina de potassa em produção no país. O acordo aprovado permitirá à Vale continuar a explorar o depósito e ainda desenvolver a mina Carnalita, que pode triplicar a produção de potassa da mineradora no Brasil, quando o primeiro estágio estiver concluído.

rn

 

Fonte: O Geólogo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM busca apoio com a senadora Tereza Cristina para reintroduzir a mineração ao texto do PL 2159/2021, sobre licenciamento ambiental

21 de junho de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu com a senadora Tereza Cristina (PP)…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Circularidade na mineração depende de políticas que transformem esta prática em negócio estruturado

14 de maio de 2025

É o que defendeu o IBRAM no Fórum Mundial de Economia Circular. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) considera que…

LEIA MAIS